[ editar artigo]

I.G. como garantia de origem!

I.G. como garantia de origem!

As vezes me pergunto: se eu acredito que tenho um bom produto, sei dos cuidados que tenho com o seu cultivo, sei que isso tudo me custa muito mais do que meus concorrentes, então como mostrar esse diferencial aos meus clientes para que façam com que prefiram e paguem mais pelos meus produtos?

Na busca por respostas e principalmente por ações efetivas que nós produtores acreditamos, lá em 2013, no projeto de Indicação Geográfica da Erva-mate São Matheus.

Orientados e apoiados pelo Sebrae, passamos por toda a fase burocrática, entendemos melhor os conceitos, envolvemos a sociedade, nos capacitamos como produtores e entidade e agora (só agora, 5 anos depois) chegou a hora de atacar o mercado! 

Para que tenhamos êxito nessa empreitada pretendemos utilizar nossa IG para acessar novos mercados, garantindo qualidade, controle e rastreabilidade dos nossos produtos, ou seja, garantindo ORIGEM!

Isso vem de encontro à pergunta que comentei no início do texto, lembra? (... como mostrar esse diferencial aos meus clientes para que façam com que prefiram e paguem mais pelos meus produtos?) ... ora, se produzimos diferente, damos uma atenção especial ao nosso produto, controlamos nossas ações e ainda somos reconhecidos por isso (somos IG) por que não mostrarmos isso tudo para quem realmente paga a conta, o CONSUMIDOR!?

Nesse sentido estamos fazendo nossa parte, digitalizando nossos processos, proporcionando inovação aos nossos produtores e ainda seguimos em constante negociação com as indústrias que processam a erva-mate para que acreditem e invistam, assim como nós (produtores) no potencial que tem esse mercado de indicações geográficas, afinal, se trata de um mercado diferenciado, que movimenta cerca de 50 Bilhões de dólares por ano no mundo todo e agora, mais do que nunca, com o acordo ente Mercosul e União Européia, poderemos acessar mais facilmente esse mercado consumidor de produtos com Indicação Geográfica.

Para ilustrar isso que acabei de falar selecionei dois links, vale a pena dar uma olhada!

- Página da CNI que fala sobre as indicações geográficas (PS.: tem uma série de vídeos bem legais aí) https://noticias.portaldaindustria.com.br/especiais/um-panorama-das-indicacoes-geograficas-no-brasil/ 

- Página oficial do MAPA com a lista das IGs brasileiras contempladas no acordo: http://www.agricultura.gov.br/noticias/acordo-mercosul-ue-preve-protecao-de-produtos-brasileiros-confira-lista

Nosso desejo agora é que juntos, principalmente com a força do #origensparaná possamos dar o próximo passo em direção ao sucesso de todas nossas IGs paranaenses, e portanto, fica aqui o nosso convite ... VAMOS JUNTOS pois quem chega antes bebe água limpa!!! 

Origens Paraná

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você