[ editar artigo]

O que é o Origens Paraná?

O que é o Origens Paraná?

Em setembro de 2012 o Paraná teve sua primeira Indicação Geográfica (IG), registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI ao Norte Pioneiro para cafés especiais. Esse foi um importante resultado do projeto articulado pelo Sebrae, juntamente com entidades e produtores de cafés especiais do território.

Com base na experiência adquirida e parceria com o Sebrae Nacional, em 2013 foram realizados 35 diagnósticos de potencialidade para IGs de diferentes territórios e produtos do Estado, destes foram eleitos 10 que se tornaram projetos vinculados ao Programa de Desenvolvimento das Indicações Geográficas do Paraná com início em 2014. 

Conheça os territórios e produtos do Programa:

Em 2014 e 15 o esforço conjunto entre produtores, Sebrae e entidades como SEAB, Emater, Senar entre outras, resultou no protocolo dos 10 pedidos para concessão dos registros de IGs junto ao INPI.

As exigências do INPI para encaminhar um pedido de registro de IG estão na Instrução Normativa PR nº 095/2018, de 28/12/2018, que estabelece as condições para o registro das Indicações Geográficas: 

http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica/legislacao-indicacao-geografica-1

Hoje temo 07 registros de IGs concedidos, confira as IGs do Paraná e de todo o Brasil aqui: https://datasebrae.com.br/indicacoesgeograficas/ 

Em 2017/18, buscando maior conhecimento e formação de uma rede de produtores e técnicos envolvidos nos territórios com IGs (concedidas ou ainda não), o Sebrae promoveu a Formação de Executivos de IGs do Paraná. Foram 4 módulos que abordaram: Terminologia - norma ABNT NBR 16479 IG, Estruturação - norma ABNT NBR 165336 IG, Gestão - norma ABNT e Controle - norma ABNT, além do Branding como ferramenta para o desenvolvimento de IGs e trabalho de conclusão com aplicação prática no território.

Aqui as atividades estão bem resumidas, muitas ações foram realizadas para fortalecer o cooperativismo e o associativismo entre os produtores, melhorar os processos produtivos e de gestão e preparar associações e cooperativas para o mercado. O que vale destacar é a força desse grupo, mas do que rede de contatos, instaurou-se a identidade de grupo com confiança e cooperação.

Pessoas mais que especiais, foto do terceiro módulo da Formação de Executivos de IGs do Paraná na Serra da Canastra - MG

O Fórum das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Paraná - Origens Paraná, iniciou em novembro de 2018, mediante experiência, aprendizado, cooperação e conhecimento. Tendo a compreensão da importância das Indicações Geográficas IGs para o desenvolvimento dos territórios, seus produtos e produtores, ricos na tradição!

Atualmente novos integrantes e entidades compõem o Origens Paraná, dia 04 07 iniciaremos o planejamento estratégico com 30 participantes. Você que faz parte ou tem interesse em conhecer mais sobre o tema, participe da comunidade. Escreva, comente e leia os artigos que serão disponibilizados nesse canal!

 

Comunidade Sebrae
Andréia Claudino
Andréia Claudino Seguir

Engenheira química atualmente coordenadora de agronegócios, alimentos e bebidas do Sebrae Pr.

Ler matéria completa
Indicados para você