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Saiba o que aconteceu no 3º Encontro Origens Paraná

Saiba o que aconteceu no 3º Encontro Origens Paraná

No dia 04/07 passado, ocorreu o 3º Encontro do Origens Paraná, momento histórico para os participantes do Fórum, pois construímos de forma participativa os eixos de atuação e deliberamos algumas ações, considerando a maturidade relacionada às Indicações Geográficas ou Marcas Coletivas. 

Inicialmente foram conhecidas as expectativas de todos participantes em relação ao Fórum Origens Paraná. Essas foram divididas em eixos, pois percebemos convergências e correlações. 

Eixos estruturantes do Origens Paraná:

1) Avaliação de Potencial (avaliar se o território/produtos/serviços pode(m) ser IG ou Marca Coletiva) e Pertencimento (apoiar produtores para compreender e ter orgulho do potencial e de seu território);

2) Estruturação para busca de registro (conforme IN do INPI para IG ou Marca Coletiva);

3) Mercado (estruturar planejamento para mercado diferenciado para grupos de produtores com registro ou prestes a obtê-lo);

4) Visibilidade (disseminar os conceitos de IG e Marcas Coletivas nível local, nacional e internacional) e

5) União (fortalecer a integração entre produtores, entidades, mercado e governo por meio do Fórum e suas ações). 

Os eixos 1), 2) e 3) foram relacionados com o nível de maturidade dos grupos atendidos, sendo:

  • Grupo 1/eixo 1 - quando o grupo de produtores ainda não iniciou o processo e precisa validar se tem potencial; bem como se os produtores estão engajados com a causa;
  • Grupo 2/eixo 2 - quando o grupo de produtores já conhece seu potencial e já tem uma governança fortalecida e
  • Grupo 3/eixo 3 - quando o grupo de produtores já possui o registro ou está prestes a obtê-lo e precisa estruturar estrategicamente o mercado (diferenciado) para o produto de IG ou Marca Coletiva. Os eixos 4) e 5) são transversais e as ações a serem planejadas irão impactar diretamente os 3 grupos.

Não paramos por aí, no mesmo dia levantamos as principais necessidades e ou ferramentas (quando já existe uma solução) para os grupos 1, 2 e 3. São estas: 

  • Grupo 1/eixo 1
  1. Necessidades: Tornar mais disponível os conhecimentos existentes; aproximar a universidade da sociedade e dos produtores/organizações (teoria e prática), tornar a pesquisa universitária mais próxima e aderente às demandas do mercado, e  organizar o desenvolvimento territorial.
  2. Ferramentas: capacitar "on line" (material digital (portal)), produção de vídeos, realizar pesquisas (levantar as demandas de pesquisas), disponibilizar diagnóstico de potencialidades (autoavaliação e com apoio Sebrae para consultoria), rodada de mentorias (trimestral quando houver diagnósticos para avaliação) e detalhar a metodologia adotada pelo Origens Paraná para ambientação para todos os níveis. 
  • Grupo 2/eixo 2
  1. Necessidades: Fortalecer a governança de produtores e as lideranças locais (vale salientar que pela metodologia do Origens Paraná a governança  é conhecida/instituída no grupo 1/eixo 1) e estruturar os itens apontados pela Instrução Normativa PR nº 095/2018, de 28/12/2018, que estabelece as condições para o registro das Indicações Geográficas.
  2. Ferramentas: Capacitação de líderes, rodada de mentorias (quando houver documentação estruturada para protocolar o pedido de registro junto ao INPI), disponibilização do toolkit via portal (com informações relacionadas a conceitos, registro e alterações, controle e caderno de especificações e tendências) e capacitação/consultoria para estruturação considerando a IN 95/2018.

Grupo 3/eixo 3

  1. Necessidades: Aproximar o produtor do consumidor final, Criar experiências, evidenciar as diferenças que os produtos com IG ou Marcas Coletivas apresentam e promover vendas conjuntas e pontos de vendas estratégicos para mercado diferenciado - Origens Paraná.
  2. Ferramentas: Criar ferramenta específica para mercado diferenciado com IGs e ou Marcas Coletivas, atualizar o portal Origens Paraná vinculado a QRCode em rótulos, banners e afins, participação estratégica em feiras, eventos, mídia e rodadas de negócios, aprimorar e utilizar ferramentas para rastreabilidade e ter um selo único para IGs Nacionais.

O próximo encontro será dia 15 08 no Sebrae de Curitiba, onde trataremos das necessidades e ferramentas dos eixos transversais e apresentaremos o que já foi possível avançar em relação as ferramentas por grupo/eixo. Além disso as entidades como MAPA, INPI, Universidades e Sistema S apresentarão o que poderão contribuir/entregar ao Origens Paraná considerando essa estratégia que foi desenhado por todos os integrantes do Fórum.

Começamos a pensar no propósito do Origens Paraná, peço que comentem nesse artigo sua ideia para o propósito que será descrito no próximo encontro.

Pessoal que participou do 3º Encontro por gentileza avaliem se faltou alguma informação e incluam nos comentários.

Até a próxima!

 

 

Origens Paraná

Comunidade Sebrae
Andréia Claudino
Andréia Claudino Seguir

Engenheira química atualmente coordenadora de agronegócios, alimentos e bebidas do Sebrae Pr.

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