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AS CAUSAS DOS CONFLITOS

AS CAUSAS DOS CONFLITOS

Este post é continuação de "HOJE É UM DIA SEM CONFLITO! SERÁ?"

Os conflitos podem ser considerados úteis pelo papel que desempenham na vida das pessoas, sejam eles positivos ou negativos. Lidar com o conflito implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns dos estereótipos vigentes na organização, sabendo que essas mesmas estratégias deverão ser repetidas periodicamente. Para que você conheça um pouco sobre as principais causas de conflito, vou detalhá-los abaixo:

Comunicação deficiente

Ineficácia da comunicação é uma das principais causas de conflito no local de trabalho. Pode ser resultado de diferenças nos estilos ou de uma falha de comunicação. Por exemplo, você transfere a tarefa que um liderado está executando para outro colaborador, mas não comunica essa transferência para quem há executava.

Isso pode fazer com que o colaborador se sinta menosprezado e pode se transformar em animosidade entre os colaboradores e você, o líder..

Além disso, a comunicação inadequada pode levar os colaboradores a fazerem suposições incorretas e desencadear fofocas no local de trabalho. A má comunicação também diminui a produtividade e impacta negativamente a motivação dos colaboradores.

Falta de Informação

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

Falta de recursos

A falta de recursos necessários pode causar conflitos entre os liderados e entre líderes. Se os colaboradores sentem que há uma falta de recursos necessários para realizar o seu trabalho, a concorrência vai ocorrer pelos recursos disponíveis. O colaborador que é incapaz de obter o que precisa para executar suas funções começará a culpar o gestor pela falta dos recursos.

Diferença de Personalidades

Colaboradores são provenientes de diferentes estruturas biopsicossociais, que desempenham um papel na formação de suas personalidades. Quando os liderados não conseguem entender ou aceitar as diferenças de personalidades do outro, surgem situações conflituosas no local de trabalho.

Por exemplo, um empregado pode possuir uma personalidade extrovertida que resulta em falar o que lhe vem a cabeça, mesmo se o momento é impróprio. O colaborador com essa característica pode ofender um colega que não possui o mesmo tipo de personalidade. O colega de trabalho pode se sentir como se o outro fosse rude ou não tinha autoridade para lidar com ele de uma maneira tão direta.

Relações interpessoais

Um ambiente de trabalho pode ser um lugar estressante, e pode ser agravado quando as diferenças pessoais começam a se desenvolver entre os colaboradores. Das principais causas de conflito nas organizações, as relações pessoais podem ser particularmente contraproducentes, porque os problemas podem ser gerados tanto em casa ou no escritório.

Alguns colaboradores (e líderes)  trazem estresse de sua vida em casa para o trabalho, e isso pode causar conflitos entre colegas de trabalho e gestores. Alguns conflitos pessoais surgem quando os colaboradores são incapazes de aceitar as diferenças pessoais, que podem envolver coisas como gênero, religião ou origem étnica.

Diferentes Valores

Semelhante a personalidade, os valores dos empregados também diferem. Uma diferença de valores é transparente quando um intervalo de gerações está presente. A geração Y possui valores diferentes sobre o trabalho do que a geração X ou babyboomer.

A diferença de valores não é necessariamente a causa do conflito entre as gerações, mas a incapacidade de aceitar as diferenças é. Quando não conseguem aceitar as diferenças, colegas de trabalho podem insultar mutuamente os valores e as experiências de cada um.

Concorrência

A competição incentivada pela liderança é uma causa de conflito dos liderados. Algumas organizações promovem ambientes competitivos mais do que outros. Além disso, quando o salário está vinculado à produção do colaborador, o ambiente de trabalho pode apresentar forte concorrência entre os todos.

A concorrência que não é adequadamente gerida pode resultar em sabotagem ou insultos entre os colegas, criando um ambiente de trabalho hostil. A competição insalubre desencoraja o trabalho em equipe e promove o individualismo.

Gestão incompetente

Gestores incompetentes são fontes de conflitos. Um gestor que não entende corretamente as tarefas de trabalho de seus liderados, ou está desinformado sobre o que cada colaborador supõe que deva executar, pode ser responsável por tensões e conflitos no local de trabalho. Os colaboradores que perdem confiança no líder devido a decisões inconsistentes ou mau planejamento também pode se tornar uma fonte de conflito.

Falta de planejamento

A falta de planejamento muitas vezes significa que uma organização salta de uma crise para outra. Esta sensação de desorganização e falta de orientação pode ser estressante e pode criar muitos problemas, incluindo mal-entendidos. O tempo gasto no planejamento será recuperado muitas vezes no uso mais eficiente do tempo dos colaboradores e em benefícios reais e de longo prazo para os clientes.

Frustração, estresse e esgotamento

Quando as pessoas ficam frustradas ou estressadas são mais irritáveis e mais propensas a criar conflitos do que em outros momentos. Tente ajudar as pessoas a identificar as causas do estresse relacionado ao trabalho, e tomar medidas para mudar esses fatores. Ou, melhor ainda, tentar antecipar possíveis causas de estresse e potencial de conflito antes que eles surjam.

Esses fatores podem incluir: superlotação ou falta de privacidade; abuso verbal, espaço de trabalho sujo ou desarrumado; barulho excessivo ou intermitente; assédio moral; crise contínua; falta de capacidade para influenciar no ambiente de trabalho; tensão entre os membros da equipe; falta de direção ou orientação da gerência; crítica ácida e falta de apoio; comunicação pobre.

Cada motivo de conflito pode ser gerido com habilidade e técnica. Cabe ao líder estar atento e agir o mais rapidamente para reduzir ou eliminar a causa dos conflitos.

Comunidade Sebrae
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