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HOJE É UM DIA SEM CONFLITO! SERÁ?

HOJE É UM DIA SEM CONFLITO! SERÁ?

Impossível. Provavelmente você não percebeu os conflitos que estão em gestação na sua equipe ou organização.

Ter conflitos no local de trabalho é uma situação comum. É resultante das diferenças de personalidades, da natureza das atividades e valores dos profissionais. Um Líder que saiba manejar o conflito em tempo hábil é fundamental para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Se você acredita que um conflito irá simplesmente desaparecer esta é uma suposição incorreta. Os conflitos simples podem se transformar em grandes se não forem tratados adequadamente.

Os líderes devem entender as causas mais comuns de conflitos de funcionários, para que uma solução seja encontrada antes que os problemas se tornem incontroláveis.

Muitas vezes você não se dá conta do volume de situações que podem desencadear conflitos, mas, basicamente as alternativas para solucioná-los está na interação entre dois valores: cooperação (foco nas pessoas) e competição (foco nos resultados).

A assertividade (cuidar de seus interesses) e a cooperatividade (cuidar dos interesses do outro) são essenciais em diferentes medidas para efetuar a resolução de conflitos. Negociar um solução desejável sempre inclui objetivos comuns e diversificados. Desta forma, encontrar um equilíbrio entre estas duas abordagens é a chave para uma resolução bem sucedida.

O trabalho de John Burton é de imensa importância no domínio do modelo de necessidades humanas. Ele argumenta que quando um indivíduo ou grupo tem negado por um tempo prolongado a sua necessidade fundamental de identidade, segurança, reconhecimento ou participação igualitária no grupo, o conflito é inevitável. Recorde-se de alguma situação na qual você não foi incluído no grupo e tente retomar o sentimento daquele momento.

Para resolver este conflito, é essencial que as necessidades que estão ameaçadas sejam identificadas e posteriormente feita a reestruturação do sistema de relações entre os membros de tal forma que todos os indivíduos e grupos sejam atendidos em suas necessidades.

Na próxima postagem, vou detalhar as principais causas dos conflitos: comunicação deficiente, falta de Informação, falta de recursos; diferença de personalidades; relações interpessoais; diferentes valores; gestão incompetente; concorrência; falta de planejamento; frustração, estresse e esgotamento.

Comunidade Sebrae
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