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Liderança pragmática

Liderança pragmática

Resultados são obtidos por meio das pessoas. Não parece óbvio?

Você, e a imensa maioria, essencialmente inicia um empreendimento — negócio, projeto ou carreira — com uma motivação de realização (quer fazer algo único, apresentar sua competência ao mundo e deixar um legado).

Mas para evoluir como empresário ou profissional em função executiva necessita mudar para uma motivação de poder. Simplesmente: Você precisa que seus colaboradores sigam a forma que você acha a correta de se fazer.

Talvez você seja um daqueles que acha que não tem as habilidades necessárias para exercer a liderança, tais como comunicação, influência e autoridade. Ou pensa que para liderar precisa ter uma equipe com dezenas de pessoas, portanto não se vê como Líder.

Liderança é para o ambiente corporativo, tanto quanto para a pequena e média empresa. Liderança é para a área pública tanto quanto para projetos sociais ou organizações associativas. Liderança é necessária para o assistente, para o coordenador, para o gerente, para o diretor. Liderança é para você.

Essencialmente, Liderança é uma relação baseada em influência, envolvendo pessoas, visando um desempenho superior. Ficou claro o que é Liderança?

E porque Liderança Pragmática?

Adoto o Pragmatismo como filosofia de ensino: o sentido de tudo está na utilidade — ou efeito prático — que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar.

Um Líder Pragmático descrê que os acontecimentos são fixados com antecedência pelo destino. E acredita que só a sua ação, movida pela inteligência e pela determinação, pode alterar os limites da sua própria condição.

Mas ao ler essa descrição inicial pode ficar a sensação de que Liderança Pragmática é somente orientada para Resultados. Um Líder Pragmático sendo frio, duro e insensível. Mas é uma sensação equivocada.

Um Líder Pragmático constrói equipes de alta performance cuidando de dois comportamentos básicos:

Permitir que os membros falem aproximadamente na mesma proporção, com igualdade na distribuição e alternância de turnos. Fenômeno que a revista Science se refere como ”revezamento de interlocutor”.

E trabalhar para que todos os integrantes tenham alta ”sensibilidade social”. Habilidade que os indivíduos têm em intuir como os outros se sentem com base no seu tom de voz, expressão facial e outros sinais não verbais.

Esses aspectos são oriundos de um estudo realizado pelo Google chamado “Project Aristotle” (Projeto Aristóteles). Baseado em centenas de entrevistas com funcionários e a análise de dados de mais de 100 equipes de trabalho na empresa.

Abaixo descrevo em forma de perguntas orientativas as cinco principais dinâmicas que definem o sucesso de uma boa equipe, conforme a análise deste projeto:

IMPACTO: Acreditamos que o trabalho que realizamos é impactante e cria mudanças?

CONFIANÇA: Posso contar que todos executam suas tarefas a tempo e atendem às exigências de excelência?

SINIFICADO: Eu e os outros membros da equipe estamos trabalhando em algo significativo para cada um de nós?

ESTRUTURA E CLAREZA: Todos os membros da equipe têm funções, planos metas e propósito claros e integrados?

SEGURANÇA PSICOLÓGICA: Posso me sentir seguro para assumir riscos e mostrar-me  vulnerável na frente dos outros?

Reflita. Você se sente como se pudesse perguntar sobre o trabalho sem o risco de soar que você é um alienado? Ou você escolhe continuar às cegas para evitar ser rotulado como alguém que não tem conhecimento?

Se você disse sim para a primeira pergunta e não para a segunda você pode estar experimentando um ambiente de “segurança psicológica”. Este é o principal ponto para um trabalho em equipe, pois permite que os membros possam usufruir de uma conversa franca entre as ideias sem o medo de que qualquer pessoa seja humilhada frente ao grupo.

Um Líder Pragmático acredita que a melhor equipe não é aquela que comete menos erros, mas aquela que tem um ambiente em que pode discutir abertamente estes erros e aprender com eles. 

 

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