[ editar artigo]

Qualquer coisa que aconteça, assuma a responsabilidade.

Qualquer coisa que aconteça, assuma a responsabilidade.

Os Líderes Pragmáticos tendem a acreditar que, não importa o que aconteça, seja positivo ou seja negativo, eles o criaram.

Se não realizaram isso com suas ações, realizaram com suas omissões. Detendo a responsabilidade, você detém o poder de mudar o resultado que produz. Transfira este poder para fatores externos e você será um ser passivo diante das circunstâncias. Transfira para você e assuma a responsabilidade de realizar no seu próprio universo. Imagine a quantidade de erros e fracassos que já foram produzidos. Se o primeiro homem não tivesse se arriscado a controlar o fogo, ainda estaríamos vivendo em cavernas.

Seja o que for que você queira que o sucesso seja, isso é o que ele será. O sucesso é pessoal — é a consecução seja do que for que você queira conseguir. Todo o Universo se movimenta do ser para o fazer e deste para o ter. Porém, o padrão de sucesso de nossa cultura inverte o processo. Para ser, é necessário que você tenha e depois faça.

O roteiro usual de sucesso determina que, se você tiver o que as pessoas de sucesso têm, você fará o que pessoas de sucesso fazem e então você será um sucesso. Mas, se compreender que você é um sucesso, e o que você faz pode ou não ter os resultados que você deseja, você se liberta para construir o modelo de sucesso que desejar. Ou nenhum, se sucesso não for referência para você.

Pare. Pense. Quantos exemplos conhece de pessoas que somente tiveram seu reconhecimento após a morte. Van Gogh não vendeu nenhum quadro em vida; entretanto, há poucos anos, uma obra sua foi arrematada por dezenas de milhões de dólares. Pergunto se, quando morreu, ele se considerava um fracasso ou um sucesso. Você pode esperar tanto tempo? Ficará satisfeito em saber que seus herdeiros se complementarão de seu sucesso futuro?

Aliás, estou incorrendo num erro muito comum: confundindo reconhecimento com sucesso. A atitude da conquista, da realização está tão arraigada em nós que dificilmente podemos imaginar outra forma para nossas vidas. A realidade de nossas vidas é a incerteza, e ansiamos pela certeza. A realidade de nossas vidas é a mudança, o movimento: ansiamos por chegar.

O desejo de sucesso nos moldes culturais impede que se viva o presente. A necessidade de sucesso é uma força que impede uma participação imediata no momento presente. A necessidade de reconhecimento constante distorce o prazer de viver o presente.

Não existe essa coisa chamada fracasso. Há somente resultados. Você sempre produz um resultado. Se não é aquele que deseja, pode mudar suas ações e produzirá novos resultados. Corte a palavra “fracasso”, assinale a palavra “resultado” e comprometa-se a aprender com toda experiência.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você