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REPUTAÇÃO : Lenta para construir, rápida para perder

REPUTAÇÃO : Lenta para construir, rápida para perder

Imagine um cofrinho: cada moeda é parte de sua reputação. Ao perdê-la equivale a quebrar o cofrinho.

Reputação — reputatione em latim — é uma avaliação social (ou uma opinião) do público em relação você, seu grupo ou sua organização. É elemento fundamental para os negócios, as comunidades online ou para seu status social.

Cesar mandou matar sua mulher. Indagaram: porque? Cesar respondeu: dizem que ela me traiu. Mas, Cesar, DIZEM que ela traiu. Ele entregou o melhor conceito de reputação, renome, respeitabilidade, honra: “para a mulher de Cesar não basta ser honesta, ela precisa parecer honesta”.

Reputação é, na essência, a materialização concreta dos valores da sua empresa ou da sua conduta profissional. É o resultado do quanto o seu discurso se reflete na prática.

Uma empresa afirma: “Nós estamos disponíveis para o Cliente”. Mas o seu serviço de atendimento ao cliente não responde aos e-mails. Sua página do facebook não é atualizada com os comentários. Ou pior ainda, só publica os elogios.

Nos Estados Unidos, mais de 90% dos americanos confiam em comentários, mas 95% desconfiam de sua validade se os comentários são todos positivos. Um comentário negativo faz com que os positivos sejam mais atraentes. E ajudam a eliminar qualquer suspeita de tendenciosidade.

Não existe 99% de alinhamento aos valores. Ou é ou não é. Isso exige uma vigilância constante. É como andar de bike, necessita atenção permanente para não cair.

Em tempos de hiperatividade de informação onde todo dado colocado na rede permanece para sempre, é muito simples ter prejuízos enormes em sua reputação.

Para construir a confiança na sua marca ou em sua identidade profissional, comprometa-se a atuar com transparência. Na empresa, responda prontamente a todos os comentários — e não apenas os positivos — para demonstrar o seu compromisso com a satisfação do cliente.

De acordo com relatórios publicados, 71% dos consumidores mudam a sua percepção de uma marca depois de ver uma resposta de responsabilidade e compromisso de melhoria.

Como profissional, comprometa-se a:

Fornecer regularmente atualizações concisas e precisas sobre o andamento de seus projetos.

Buscar feedback regularmente.

Fazer perguntas para ter clareza e compreender o contexto.

Assumir a responsabilidade plena das suas tarefas e entregas.

Ir preparado com soluções e não apenas problemas.

 

Comunidade Sebrae
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