[ editar artigo]

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA: MUITO MAIS DO QUE CONTAS A PAGAR E RECEBER

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA: MUITO MAIS DO QUE CONTAS A PAGAR E RECEBER

Ao contrário do que muita gente imagina, o papel da inteligência financeira dentro de uma empresa vai além de simples atribuições  administrativas, como contas a pagar e a receber.

Coração do negócio, o setor tem a função primordial de oferecer mais segurança e previsibilidade para a tomada de decisões pertinentes ao dia a dia empresarial. O  processo de controle do fluxo de caixa permite enxergar  maneiras de tornar a empresa mais rentável. É o que torna a vida mais tranquila e evita situações desesperadoras, caso do tradicional ditado “vender o almoço para comprar o jantar”.

Sem esse olhar atento, o empresário corre sérios riscos. Seria mais ou menos como caminhar no escuro, ou estar em alto mar sem vela, sem remo nem motor, sendo obrigado a aceitar e respeitar a vontade da maré. Só que neste caso, a maré é o mercado, que determina se o barco segue flutuando ou se bate contra as rochas e naufraga.

Além de dar a devida importância e reconhecimento ao âmbito financeiro, é preciso acompanhar de perto a sua operação.

Para avaliar se a gestão financeira está sendo feita de forma completa e eficiente (e não apenas o “arroz com feijão” contas a pagar e a receber), é fundamental analisar alguns pontos: a empresa sabe qual é o seu ponto de equilíbrio operacional? A empresa sabe qual é a margem líquida mensal? A empresa sabe quais são seus principais indicadores e quais as metas periódicas para cada um deles? A empresa sabe qual é o seu objetivo financeiro e mede o progresso ao longo dos meses?

Essa percepção é essencial para saber se o trabalho está sendo realizado com maestria, ou se é a hora de focar ponto forte do seu negócio em busca de uma solução que forneça informações relevantes e assertivas, concedendo mais tempo para a gestão da sua empresa, consequentemente alcançando melhores resultados nos investimentos feitos pela organização.

Pontos de Atendimento Presenciais do Paraná

Comunidade Sebrae
Valmir Flávio
Valmir Flávio Seguir

Valmir Flávio - ACIC

Ler conteúdo completo
Indicados para você