[ editar artigo]

Quais as atitudes indispensáveis em um bom líder?

Quais as atitudes indispensáveis em um bom líder?

 

Liderar é conduzir, é motivar, é convencer. Um bom líder conhece, respeita e aproveita o que há de melhor em cada integrante de sua equipe. Um líder ensina, acolhe e valoriza o aprendizado de cada indivíduo. Um bom líder enxerga além e age no agora. Realiza os ajustes necessários, prove os recursos necessários e os conduz para o alcance dos objetivos almejados.

Reconhecer e buscar como ser um bom líder é o primeiro passo para verdadeiramente tornar-se um. Para tanto, existem atitudes que fazem parte do perfil de um gestor diferenciado, as quais podem ser aprimoradas:

Mostre-se acessível aos membros da sua equipe!

O líder é aquele que conduz ao objetivo, então busque estar próximo da sua equipe, interessando-se e dando grande valor a todas as tarefas executadas no ambiente de trabalho.

Tenha empatia!

Nem sempre estamos bem emocionalmente, e é nestas horas em que líder pode atuar procurando saber o que aflige o outro e se há alguma forma de ajudar.

A arte do Feedback!

Dar feedback nada mais é do que pontuar com um colaborador ou com a equipe as coisas que estão sendo feitas de forma assertiva e as coisas que precisam ser melhoradas.

É de grande importância que o líder seja observador e se aprofunde neste assunto, pois existem técnicas bastante eficazes que o ajudaram a nortear as atividades da equipe e o desempenho pessoal de cada colaborador.

Cuidado com a falta de equilíbrio ao dar um feedback!

Loveback: (só elogios)

Ex: “Tudo que está sendo feito é ótimo, você sempre trabalha muito bem!”.

Trashback: (só críticas)

Ex: “Você só faz as coisas da forma mais errada possível! Seu trabalho é um lixo!”.

Delegue responsabilidades!

O verdadeiro líder não é centralizador, haverá dias em que ele não poderá acompanhar sua equipe pelos mais diferentes motivos (férias/doença/problemas familiares/trabalho externo, etc.) e para que não haja sobrecarrega de atividades sobre o líder é imprescindível que ele prepare a equipe e a deixe apta a seguir com as atividades em sua ausência.

#PartiuPraticar?

Pontos de Atendimento Presenciais do Paraná

TAGS

liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você