[ editar artigo]

O que é bem estar financeiro?

O que é bem estar financeiro?

 

Sabemos que o lado financeiro tem influência significativa em outras áreas da nossa vida, como a saúde e a família e, que quitar as dívidas traz tranquilidade para a nossa rotina, devolve a sensação de felicidade e abre a possibilidade de planejarmos novos sonhos e metas. 

Segundo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) "Bem-estar financeiro pode ser definido como um estado de estar no qual uma pessoa pode cumprir plenamente as suas obrigações financeiras atuais e contínuas, pode se sentir segura em relação ao seu futuro financeiro, e é capaz de fazer escolhas que lhe permite aproveitar a vida.”  Assim, fica claro que este conceito vai muito além de renda elevada e tem muito mais a ver como a forma que gerenciamos nossos bens.

Saber controlar o dinheiro e não ser controlado por ele; capacidade de passar por situações pouco ou nada previsíveis; atingir os objetivos de vida, ter um futuro tranquilo e liberdade para realizar alguns desejos estão entre os principais benefícios de se estar bem financeiramente. 

O primeiro passo para alcançar o bem estar financeiro é o planejamento. Levante suas dívidas e seus rendimentos, defina seus objetivos e trace estratégias para chegar onde pretende. Estabeleça maneiras de reduzir seus custos, cortar gastos supérfluos e adeque sua vida diária para fazer pequenas trocas que garantam economias que farão a diferença ao final do mês, como pegar uma carona ou desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. Nunca comprometa 100% do seu rendimento e separe sua receita em despesas contínuas, reservas para imprevistos e um dinheiro para aquela viagem do seu sonho ou a troca do seu veículo.  Você vai precisar de disciplina, comprometimento e conhecimentos essenciais para lidar com seu dinheiro de forma consciente e rentável.

No final de tudo, a maior vantagem de cuidar de suas finanças é poder respirar e dormir tranquilo, além de perceber que lidar com dinheiro é simples se você controlar os seus gastos. Sabendo que é possível planejar sua vida financeira, traçando metas e objetivos que atendam suas necessidades, garantam um futuro tranquilo e até mesmo permitam pequenos luxos, você consegue se reorganizar e conseguir pensar em outros aspectos de sua vida.

Assim, o sucesso na busca de um bem-estar financeiro melhor depende de cada um de nós. Considerando que estamos no fim do ano, este é um bom  momento para fazer seu planejamento financeiro e ter um 2020 repleto de realizações!!!

Pontos de Atendimento Presenciais do Paraná

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você