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4 Passos para validar uma ideia ūüí°

4 Passos para validar uma ideia ūüí°

Hoje vamos falar de Validação. O que é a validação de um negócio e para que isso serve?

Um neg√≥cio, uma oportunidade, come√ßa sempre com uma boa ideia n√£o √© mesmo? Mas como validar essa ideia, saber se realmente ela √© execut√°vel, antes de realizar altos investimentos.

Valida√ß√£o: √Č uma etapa decisiva para o futuro do neg√≥cio. √Č nessa fase onde o empreendedor decide se continua ou n√£o no desenvolvimento do seu projeto. Basicamente um teste (na pr√°tica) de aceita√ß√£o do seu produto ou servi√ßo, com o usu√°rio; pois quem valida sua ideia √© o consumidor/cliente.

A Validação serve para evitar desperdício de tempo, esforço e recursos. Ela vai indicar se a sua ideia de negócio pode funcionar no mundo real.

Legal, n√£o √© mesmo, mitigar os riscos e tomar decis√Ķes mais assertivas.

Ent√£o como validar?

Passo 1: ūüĒé Primeiramente pesquise no mercado se mais algu√©m j√° teve essa ideia. Se sim ou se n√£o, essa etapa √© importante para voc√™ verificar se √© um segmento muito concorrido e/ou se existe mercado a ser explorado. J√° pense em poss√≠veis diferenciais em seu produto/servi√ßo.

Passo 2: ūüé§ Consulte pessoas (que seja um p√ļblico potencial dentro do seu segmento) para coletar um bom feedback. Ele deve ser honesto suficiente para realmente dizer se sua ideia pode ser boa mesmo n√£o s√≥ para voc√™, mas para um segmento de clientes. Afinal voc√™ precisa ver se existe demanda para o seu produto ou servi√ßo. Pense: Que problema voc√™ resolve para seu p√ļblico???

Passo 3: ūüí° Mantenha sua mente aberta. Sempre esteja disposto a ouvir e aceitar cr√≠ticas dos entrevistados. A opini√£o de um cliente vale ‚Äúouro‚ÄĚ mesmo. Com ela, voc√™ pode promover melhorias no seu produto ou servi√ßo, e assim conquistar e fidelizar cada vez mais.

Passo 4: ‚úćÔłŹ Defina pontos principais do seu modelo de neg√≥cio. Aahhh!!! Chegou a hora de utilizar aquela velha e cl√°ssica ferramenta que voc√™ j√° conhece, o Business Model Canvas.

Com o Canvas voc√™ responde quatro quest√Ķes chave para seu modelo de neg√≥cio:

  1. Como?
  2. O que?
  3. Para quem?
  4. Quanto?

Agora voc√™ j√° sabe se sua ideia √© vi√°vel e exequ√≠vel.  O sucesso vai depender de ‚Äún‚ÄĚ fatores √© claro, mas se voc√™ validou, encontrou um bom modelo de neg√≥cio e tem uma equipe engajada e com um conjunto de compet√™ncias, voc√™ certamente estar√° a um passo √† frente.

Uma √ļltima dica important√≠ssima. N√£o deixe de utilizar o Diagrama de Eric Ries (Lean Startup) e ficar de olho ūüĎÄ nas tend√™ncias. Possivelmente voc√™ ter√° que fazer ajustes (pivotagem) nos seus planos no decorrer da sua trajet√≥ria (faz parte). E esse ciclo deve ser cont√≠nuo e infinito. Bora l√°!!!!

 

Que lição podemos tirar disso tudo?

‚ÄúN√£o se lan√ßa de cara um produto ou servi√ßo final no mercado, sem antes testar. Primeiro monte um ‚Äúprot√≥tipo‚ÄĚ, teste e comece pequeno, mas pensando GRANDE, e aos poucos vai aprimorando, certo!?

Boa Sorte em seus negócios e por hoje é só!!!

Um abra√ßo ūüėČ

D√©borah Marques 

 

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Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.

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