[ editar artigo]

A disparada tecnológica frente a quarentena com treinamento e cursos. Vamos viver uma nova revolução?

A disparada tecnológica frente a quarentena com treinamento e cursos. Vamos viver uma nova revolução?

Desde o surgimento do fenômeno da Internet na década de 1990, o mundo
mudou completamente, as portas da globalização se abriram e teve início a
revolução tecnológica, que até hoje não parou de lançar novas tecnologias e de
surpreender a todos. O fluxo de informações ganhou uma velocidade assustadora e a ampliação do conhecimento caiu de anos para meses e de meses para dias, possibilitando a criação de novos horizontes, bem como a melhora na qualidade de vida das pessoas.

"Atualmente, vivemos em plena revolução tecnológica e é fundamental que a nossa economia e a sociedade se comportem de maneira semelhante às demais revoluções que tiveram impactos na sociedade. Essas revoluções que ocorrem em nosso mundo são fruto direto das limitações humanas. [...]. Nessa revolução, a necessidade humana encontra-se na busca de detalhes que possam preencher as inconsistências das explicações atuais promovendo um tratamento lógico e matemático iniciado por Galileu Galilei (1564-1642), Johannes Kepler (1571-1630 e outros pensadores que se evidenciaram no século XVII."
(BATISTA, 2013 p.1)

De acordo com a citação acima, entende-se que, a tecnologia é algo que se reinventa todos os dias, buscando entender e resolver problemas do cotidiano humano, que a princípio pode ser incompreensíveis. De toda forma, assim como o fluxo de informações é rápido e dinâmico, assim a sociedade e economia precisam acompanhar essa evolução, de um modo geral para conseguir se adaptar às novas tendências. Trazendo isso para o campo empresarial, percebe-se que hoje em dia já se torna inviável manter a estrutura de uma empresa em funcionamento sem um sistema de informação computadorizado.

Com todo este avanço, em questão de treinamento de pessoas não seria diferente, que ocorreria a implementação da tecnologia para estes processos. Assim como em outras áreas, o treinamento de pessoas conta com ferramentas que permitem qualidade e melhores resultados. As empresas atuais estão percebendo a importância do treinamento por meios digitais, e estão fazendo disso uma nova forma de estratégia para melhor desenvolvimento de seus colaboradores. É oportuno citar:

"Como sociedade, estamos envolvidos em uma concorrência global por recursos, mercados e receitas, seja com outras nações, fato esse denominado de globalização. Segundo Jack Welch da General Electric, a capacidade de uma organização aprender e traduzir rapidamente esse aprendizado em ação é uma vantagem. A necessidade dinâmica exigida pela globalização e suas imposições para que a empresa possa atingir níveis mais altos de produtividades e eficácia definem a obrigatoriedade, mesmo sendo pequena ou micro, de ela operar com um sistema de informação eficiente." (BATISTA, 2013 p.49)
 

De acordo com a citação é possível entender que, a globalização cria um ambiente, onde todos são concorrentes, independentes de serem de nações diferentes. Não é diferente para sistemas computacionais e treinamentos digitais, pois empresas que possuem e trabalham com esses recursos, podem ter uma maior vantagem competitiva, frente ao mercado cada vez mais amplo. Pois, na área de treinamento deixam-se os colaboradores para lidarem com sistemas de informação, bem como aprender em como interpretar os dados apresentados pelo sistema computacional. Desta forma, percebe-se que com o avanço da tecnologia, as coisas podem mudar muito rapidamente, onde os mais preparados conseguiram se sobressair e conseguir melhor vantagem competitiva. Sendo assim, o avanço tecnológico dos treinamentos, podem significar melhores resultados e profissionais mais bem qualificados, se tornando mais motivados e atualizados.

REFERÊNCIAS:

BATISTA, Emerson de Oliveira; Sistemas de Informação. Ed. 2 - São Paulo/SP - Saraiva.

Douglas Cunha 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você