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A [imensa] arte de abrir um negócio – Episódio #1

A [imensa] arte de abrir um negócio – Episódio #1

Resumo: Neste episódio, vamos falar do motivo de você abrir seu negócio e como criar valor para seu cliente. Interessou? #vaiemfrente


Estamos em tempos cinzas.

Abrir um negócio próprio neste momento, é colocar cores novas nas ruas, algumas vazias. É saber enxergar aquilo que não se vê a olho nu. É preciso ser mais que empreendedor.

A pesquisadora de tendências Li Edelkoort (foto), nos diz que “o Coronavírus oferece uma página em branco para um novo começo” – ou seja: é tempo de criar.

Não somos os mesmos de 2 meses atrás e a dinâmica do consumo – e sua forma de consumir – mudou (e digo também que mudará mais). Quando temos um negócio já estabelecido se faz necessário repensar seu modelo, e até mesmo, se a forma de consumir e vender será a mesma.

E para quem está abrindo um negócio em tempos cinzas: é preciso ser artista.

É pegar esta folha em branco e pensar com muita responsabilidade sobre esse novo começo. Perguntas como: “...para quem vou vender? O que vou vender?” já não são suficientes neste cenário. É preciso muito mais, é preciso entender os movimentos de mercado – saber ler as tendências que podem vir e ficar, entender as oportunidades diante destas tendências – e então planejar a criação de um negócio, produto ou serviço.

 

Pretendo aqui na comunidade, compartilhar com você algumas coisas que aprendi ao longo do meu caminho: empreendendo de verdade! Este texto é o que chamei de “Episódio #1” e faço isso até para facilitar, caso queira buscar informações específicas nos demais “Episódios”.

 

Ser artista e desenhar um modelo de negócio é o desafio. Eu sempre acho importante, e isso eu digo em diversas mentorias que realizo, que o empreendedor não precisa deixar sua essência de lado - pois muitas vezes, é esta essência que dará o tom e o diferencial do negócio.

 

Comece refletindo:

Por que desejo empreender? É para sua satisfação pessoal/profissional? Ou é para ter renda? Isso vai definir muita coisa ao longo do seu processo de empreender. Diante do que estamos vivendo, muitas pessoas deixam de ser empregadas para ser empreendedor, então a busca pela renda é muitas vezes maior que a busca por satisfação pessoal/profissional. Se esta é sua resposta, lembre-se de não empreender em qualquer área, ou procurar aquela que tem mais demanda neste momento. Pois, o cenário pode passar e seu negócio ficará obsoleto. Busque áreas que tenham uma sustentabilidade, principalmente após a pandemia. Caso você queira empreender para realizar seu sonho, a situação é outra: tente entender seu público, criar a sua persona, entender os desejos e necessidades e ofertar aquilo que sua persona realmente enxerga valor.

 

#Sobre Proposta de Valor

Temos que lembrar que proposta de valor é bem diferente de posicionamento, e vejo muitas empresas que se perdem neste sentido. Posicionamento é quando uma empresa se posiciona no mercado – ou seja, como ela quer ser vista ou reconhecida pelo mercado. Exemplo: “a empresa X é líder em experiências turísticas”. Quando uma empresa mostra isso em sua comunicação, é sinal de que ela deseja que o mercado perceba ela como uma empresa líder em experiências turísticas. O posicionamento é da empresa para o cliente. Diferente de valor. Valor é aquilo que o cliente percebe, é o verdadeiro diferencial para o cliente. Exemplo: “indico pra você a empresa X porque eu tive ótimas experiências com ela, eu me surpreendi, não troco por nada!”. Neste caso, o cliente percebeu um VALOR que a empresa ofereceu e que outras empresas que ele teve contato, não obteve a mesma experiência. O cliente fez um comparativo e percebeu o valor. Aqui, é do cliente para o mercado. E o erro está, muitas vezes, na empresa não entender qual é o VALOR que seu cliente percebe e deseja.

Lições de Casa para você que está abrindo seu negócio:

  • Entenda os motivos que te fazem empreender
  • Identifique seu público (antes de criar produto, não crie o produto e depois tente entender quem vai comprar de você...)
  • Identifique qual o VALOR que você vai entregar para seu cliente

Fique ligado (a) no Episódio #2 – que vou falar como você pode olhar para as tendências e através delas, formatar produtos e serviços. :)

 

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