[ editar artigo]

CANVAS: a ferramenta para estruturar seu modelo de negócios!

CANVAS: a ferramenta para estruturar seu modelo de negócios!

Iniciar um novo negócio é desafiador. Nesta etapa aparecem muitas dúvidas, por onde começar e como colocar em prática todas as ideias. Isso porque você define diferentes objetivos e acaba tendo dificuldade em onde focar. Por isso, um método que pode auxiliar os empreendedores a colocar o planejamento no papel é o Canvas.

Você já ouviu falar nessa ferramenta? O Canvas é bastante utilizado na criação de negócios e projetos. Ele tem como objetivo descrever o modelo de negócio de forma mais ampla, contribuindo com a identificação e criação de possibilidades por meio de blocos que possuem uma relação entre si. Ou seja, na prática você vai conseguir descrever e estruturar todas as informações importantes do seu negócio em um quadro, tendo uma visão geral do negócio.

Acesse o Sebrae Canvas >>> https://www.sebraecanvas.com/#/ <<<


O Business Model Canvas foi criado como um esquema visual que permite que as pessoas criem modelos de negócios ao analisar nove elementos que toda empresa deve ter. Elaborado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, a ferramenta permite detalhar, qualificar e visualizar modelos de negócios de forma ágil, permitindo que estes sejam colaborativos. 

O que é um modelo de negócio?

Para entender toda a lógica por trás de um empreendimento é preciso ter um modelo de negócio estruturado. Por meio dele será possível definir todos os principais fatores envolvidos na criação, funcionamento do negócio e obtenção de valor. Hoje, o grande desafio das empresas é a entrega de valor para o cliente, já que a percepção deste cliente envolve aspectos pessoais e emocionais - que muitas vezes não é mensurável. 

Dessa forma, criar um modelo de negócio auxilia o empreendedor a atender todos os desejos e necessidades do segmento. Por isso, esse é o primeiro passo para organizar os objetivos e visualizar o negócio como um todo. Veja como o Canvas pode auxiliar nesse processo!

Crie o seu agora mesmo, clique aqui!

Como aplicar o Canvas?

O Canvas pode ser utilizado tanto de maneira virtual quanto real. Uma das opções é a metodologia física que consiste em fazer um quadro (de papel ou qualquer outro material) onde é possível fazer anotações em cada bloco. Esse é, inclusive, o formato mais utilizado, por ser uma forma mais visual de organizar informações. Assim é possível fazer esquemas, desenhos e montar o fluxo de informações facilmente. Já a metodologia online, disponível em algumas plataformas, funciona de maneira parecida - porém para fazer pelo celular ou computador.

A melhor maneira de utilizar a ferramenta é preenchendo os nove blocos que o Canvas disponibiliza, apresentando os principais pontos de impacto para sua empresa conforme o planejamento do negócio.


Quer saber como funciona cada divisão do Canvas? Confira quais são os blocos e qual informação você deve preencher em cada parte.

1. Segmento de clientes: definir em qual produto sua empresa irá focar e se tem valor para o cliente.

2. Proposta de valor: estabelecer quais são os principais benefícios para os clientes.

3. Canais: definir a conexão da empresa com o cliente - canais de vendas, comunicação ou distribuição.

4. Relacionamento com clientes: considerar como as ações de interação com o cliente serão pensadas e organizadas.

5. Atividades-chave: estabelecer atividades que a empresa deve exercer de forma contínua para que o modelo de negócio funcione.

6. Recursos principais:  ressaltar o que importa dentro dos ativos da empresa para a execução das atividades-chave.

7. Parcerias principais: identificar tarefas terceirizadas que se mostrem essenciais para o negócio.

8. Fontes de receita: considerar a forma de obter receita com propostas de valor.

9. Estrutura de custos: identificar custos que deverão ser administrados para o progresso do negócio.

Para a organização dos blocos é necessário passar por algumas etapas, são elas: o que, para quem, como e quanto. Essas etapas servem para apresentar a ligação entre os blocos e também certificar que as etapas fundamentais para o desenvolvimento do negócio sejam preenchidas de forma clara.

O que o Canvas pode oferecer?

Por ser uma plataforma bastante dinâmica, o Canvas possibilita ainda correções de problemas durante o planejamento, além de permitir a colaboração entre equipes e gestores, possibilitando uma análise mais ampla e precisa do negócio. Por outro lado, ele também auxilia a empresa a lucrar e conquistar mais clientes.

Hoje, independente do segmento de atuação da empresa, a competitividade está cada vez maior. Por isso é essencial inovar no modelo de negócio e fazer acontecer. Assim, principalmente em momentos de incertezas, o modelo de negócio irá ajudar a entender o valor que sua empresa deve gerar e de que forma.

Diante disso, vemos que o maior desafio dos empreendedores é entender o funcionamento das estruturas e dos procedimentos básicos que envolvem um negócio. Por isso, o método Canvas permite que se tenha clareza e segurança em suas ações antes de defini-las. Com a organização das informações seguindo os blocos do método Canvas é possível a elaboração de estratégias com base em uma visão ampla de do mercado, do público-alvo e da concorrência. Esse é o caminho para obter resultados mais satisfatórios para o negócio!

Fiz um vídeo explicativo sobre a ferramenta, para te ajudar, veja:

Agora é a hora de criar o seu modelo de negócios 😃 clique aqui, e acesse o SEBRAE CANVAS! Se surgir alguma dúvida no meio do processo, nos acione digitalmente:

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

📌 Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Um abraço, Adri

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Adriana Schiavon
Adriana Schiavon Seguir

Consultora - Sebrae/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você