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Clube de Assinatura: um presente para você e para seu cliente

Clube de Assinatura: um presente para você e para seu cliente

Você já ouviu falar em Clube de Assinatura? Este é um negócio que tem crescido consideravelmente no Brasil e no mundo, e que ficou ainda mais conhecido devido a pandemia. Este modelo cresceu 167% aqui no Brasil nos últimos quatro anos segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), contando, em 2018, com 800 empresas do ramo em atividade segundo a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura. Se você quer conhecer mais sobre este ramo e, quem sabe, montar um negócio assim, fica aqui comigo 😊

O que é um clube de assinatura

Certamente você já recebeu alguma propaganda ou ouviu alguém dizer que assinou uma determinada marca de revista ou jornal. A ideia do clube de assinatura é a mesma desse modelo, só que reformulada e aplicada a mais mercados e nichos. Nele, o cliente assina um plano entre os disponíveis e recebe regularmente, durante o período escolhido, produtos diretamente em sua residência ou local que preferir, normalmente em caixinhas personalizadas.

O mais bacana é que também pode-se aplicar este modelo a negócios digitais, podendo encaminhar matérias como newsletters, cursos, podcasts, materiais informativos e até vídeos exclusivos no caso de trabalhar com infoprodutos.

Vantagens para os clientes

É muito bom receber presentes não é mesmo? O Clube de Assinatura é como um presente de você para si mesmo. É legal receber algo em sua casa que você sabe que vai gostar mas, normalmente, não sabe exatamente o que é. Por exemplo, nos clubes literários você sabe que irá receber um livro, mas todo mês será uma surpresa diferente porque não sabe qual livro virá. Digo que normalmente não sabe exatamente o que é porque hoje existem clubes que enviam os mesmos produtos para os clientes, por questão de comodidade, para que a pessoa não precise ir até um estabelecimento comprar ela define de quanto em quanto tempo precisa do produto X e recebe em sua casa nas datas definidas.

Outra vantagem para os clientes é que os conteúdos das caixinhas passam por uma curadoria, ou seja, um especialista no assunto escolhe e recomenda os produtos, para garantir que o que o consumidor irá receber seja um item de extremo valor e qualidade.

Algumas empresas também encaminham outros itens além do produto principal e dão descontos em seus sites e lojas para quem é assinante. Este cuidado leva ao público a sensação de pertencer a um grupo seleto e especial, além de ser super cômodo receber na porta de sua casa produtos que gosta, sem precisar ir atrás para comprar e, muitas vezes, gastando bem menos.

 

 

Vantagens para as empresas

Você já deve ter ouvido que conquistar novos clientes é cinco vezes mais caro do que fidelizar os que já possui, e isso é uma verdade. O clube de assinatura é uma maneira de fidelização de seus clientes, transformando-os até em embaixadores da marca e aumentando o marketing boca-a-boca. Além disso, também é uma renda recorrente, porque você vende apenas uma vez e todos os meses irá entrar o valor no caixa, mas para isso é importante manter a qualidade dos produtos oferecidos, para que não perca clientes. 😉

O clube também permite testar novos produtos ou serviços e verificar a receptividade dos assinantes, o que é muito mais difícil pelos meios tradicionais de venda. Caso não queira arriscar e testar como produto principal pode colocar como um mimo dentro da caixinha.

 

Dicas para montar o seu Clube de Assinatura

Após tomar a decisão de montar um clube de assinatura é importante analisar se você conseguirá honrar o que a assinatura oferece, porque terá que entregar o kit esperado pelo cliente no prazo proposto e com uma boa seleção de produtos, de acordo com o tipo de assinatura.

Lembre-se de analisar o seu público-alvo, se já tem uma empresa é importante verificar se os seus atuais clientes assinariam o clube para receber seus produtos e, caso ainda não tenha, verificar se sua potencial persona é aberta a este tipo de negócio. Uma boa estratégia é destacar o conceito de curadoria, uma vez que pode despertar o desejo das pessoas.

Selecione bem os seus produtos, afinal este é o principal ponto do clube. Se for para comprar um item qualquer é só o cliente acessar um site na internet e realizar a compra. Fica a dica de trabalhar com produtos ou serviços de destaque e de boa qualidade.

Ofereça planos e preços diversificados para atender públicos com perfil e poder aquisitivos diferentes. Leve em consideração que quanto mais produtos estiverem incluídos no kit maior pode ser o preço da assinatura. O mesmo serve para o nível de exclusividade e para a qualidade dos produtos. Acontece muito de o cliente assinar um plano mais barato para conhecer e depois de um tempo “melhorar” sua assinatura, passando para um kit mais caro.

Capriche na unboxing experience do seu cliente, afinal abrir a caixa e encontrar bons produtos acompanhados de brindes é o que mais atrai assinantes. Uma boa experiência pode ainda gerar divulgação gratuita para o seu clube.

Não esqueça de montar um site intuitivo e responsivo para que seus clientes possam assinar, deixando claras as informações sobre o clube e os planos oferecidos. Também é importante tomar cuidado com o frete e decidir se este ficará por conta da empresa ou do cliente.

O que achou das dicas? Já conhecia este modelo de negócios? Conta pra gente aqui nos comentários 😉

Abraço,

Andressa Pereira

Novos Negócios

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