[ editar artigo]

Coisas que não te falaram sobre empreender!

Coisas que não te falaram sobre empreender!

2021 está logo aí, e com a chegada de um novo ano, muitos planos começam a surgir. Se você faz parte do time “Gostaria de empreender”, está mais do que na hora de você conhecer um pouquinho mais sobre esse mundo, que é repleto de desafios, mas também recheado de aprendizados.

De acordo com dados fornecidos pelo Portal do Empreendedor, nos nove primeiros meses de 2020, o número de microempreendedores individuais no Brasil chegou a 10,9 milhões de registros, um aumento de 14,8%, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Esse crescimento é reflexo da crise ocasionada pela pandemia do coronavírus, que trouxe consigo uma crescente alta nos índices de desemprego e a mudança de pensamento para muitos brasileiros: que estão deixando de ser funcionários para empreender, como uma alternativa de renda e manutenção das necessidades básicas de sua família. 

Mas, será que é tão simples começar a empreender? Simples não é, mas pode ser um pouco mais tranquilo, se você souber exatamente o que te espera.

Conheça agora 4 coisas que não te contaram sobre empreender!

5 coisas que não te contaram sobre ser empreendedor - Startupi

1. Não basta ter apenas uma boa ideia de negócio

Você já pesquisou sobre o mercado de sua área de interesse? Ele está em crescimento? Há demanda? O que você precisa para se destacar? Quanto você precisa investir para agir de forma competitiva? Você tem esse dinheiro para investir? Você precisa de um investidor ou sócio? Se você não tem a resposta para essas perguntas na ponta da língua, algo está errado. A abertura de um negócio é muito mais do que ter uma ideia, é estudo e muita pesquisa.

Se você quer abrir um negócio, então dedique boa parte de seu tempo para planejar como será seu novo empreendimento. Pense em tudo, inclusive nas surpresas que podem surgir ao longo do caminho e como você irá lidar com todas elas.

2. Burocracia nunca vai faltar

“Fugi da CLT, para fugir da burocracia”. Se você chegou até esta publicação com essa ideia em mente, pare tudo e reveja seus planos, porque a burocracia também faz parte do mundo de um empreendedor.

Contratos com valor legal sobre as atribuições de cada sócio, estrutura societária, formalização do negócio com antecedência, registro de marca e patentes, elaboração de contratos, controle do pagamento de impostos, documentação dos funcionários. Essas são apenas algumas das documentações que você precisa conhecer antes de dar início a sua empresa.

3. O dinheiro investido pode levar anos para retornar

Comece um novo negócio sabendo que seu investimento pode não retornar quando você espera.

Montar uma empresa e esperar que ela dê retorno rápido, com certeza, é o sonho de todo empreendedor. Porém, alguns retornos financeiros vêm mais rápido do que outros. Inclusive, há quem abra um negócio, mas precisa fechá-lo com poucos meses de funcionamento.

Um bom empreendedor precisa estar preparado para injetar dinheiro constantemente em seu negócio, pelo menos no início, a fim de garantir que ele tenha vida longa.

4. Tudo bem errar

De verdade, está tudo bem errar, desde que você aprenda um pouco mais com cada um desses erros. Persistência é a palavra da vez para um bom empreendedor.

Mas aqui vai uma dica: um bom planejamento de negócio pode ajudar na contenção de erros que possam vir a prejudicar a saúde financeira de seu negócio.

Um abraço e até a próxima! 
Franciele Dulla 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Franciele Dulla
Franciele Dulla Seguir

"Levar os clientes a alcançar Sucesso é um grande desafio, por isso entender as dores, experiências e jornadas dos clientes são fundamentais." Formada em Administração de empresas, especialista em relacionamento e Sucesso do Cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você