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Como aumentar o valuation da sua empresa

Como aumentar o valuation da sua empresa

Muitos empreendedores procuram saber como aumentar o Valuation da empresa. Afinal, esse é um dado essencial para atrair investidores ou potenciais compradores para o negócio.

Muitos chegam, inclusive, a procurar contratar uma consultoria de Valuation para poder entender o que fazer para melhorar a percepção do mercado sobre o seu negócio e garantir mais atenção dos investidores.

Na cabeça desses empreendedores, está sempre o fantasma da WeWork, que teve um valuation inicial enorme e viu todo esse valor ir por água abaixo em pouco tempo.

E aí, como aumentar o Valuation da empresa e garantir que seu negócio não será um novo fracasso do mercado? Confira nossas dicas abaixo!

Entenda o que é Valuation e como ele é formado?

Para poder saber como aumentar o Valuation da empresa, é necessário saber o que é essa métrica em primeiro lugar. Ao entender o que é o valor e como ele é formado, podemos trabalhar para otimizá-lo.

O valuation é uma métrica que reproduz o valor da empresa no mercado. Uma empresa de valuation R$500 milhões, por exemplo, vale isso perante o mercado atual. 

Normalmente, o valuation é facilmente calculado pela soma do valor de mercado da Bolsa de Valores. Por exemplo, recentemente a Apple foi a primeira empresa a passar o valor de mercado de $2 trilhões de dólares. Esse montante é calculado ao somar o valor de cada ação emitida e o total de ações na Bolsa.

No entanto, para empresas que não estão na Bolsa de Valores, esse cálculo não é tão fácil. Afinal, não existem ações para serem negociadas e não há como mensurar o interesse do mercado tão facilmente. Nessa hora, é necessário usar modelos de valuation para tentar encontrar um valor aproximado para aquele negócio.

O modelo mais utilizado é o de Fluxo de Caixa Descontado. Em teoria, trata-se de um sistema que usa o fluxo de caixa da empresa para fazer uma projeção futura de lucro e, então, remover uma "taxa de desconto" com base em benchmarks do mercado. O total obtido é aproximadamente o valuation do negócio.

Esse é o método mais usado pois é o mais seguro de todos. Outro muito usado é feito a partir da comparação entre duas empresas diferentes. Basicamente, pega-se uma companhia na Bolsa e outra fora e faz-se uma equivalência para tentar chegar ao valor correto. Entretanto, esse tipo de aproximação gera bolhas e problemas sérios, como foi o caso do valuation da WeWork.

Portanto, é provável que o valuation de sua empresa seja feito com o primeiro método, que é mais seguro para os investidores. Sabendo como ele funciona, é possível traçar ações para aumentá-lo.

Saiba como aumentar o valuation da empresa com base nisso

Agora que já sabemos como calculá-lo, é hora de aprender como aumentar o valuation da empresa com essa informação.

Se o valuation é calculado com base na projeção de lucro da sua empresa para um determinado período (como 5 anos, por exemplo), então a maneira de aumentá-lo é ao melhorar a sua projeção de lucro.

Para isso, é necessário que a sua empresa adote táticas específicas que permitam que ela reduza custos progressivamente, enquanto aumente o seu faturamento no mesmo período.

Por exemplo, o investimento em uma máquina que vai reduzir o custo de produção da empresa em 40% em 5 anos é um excelente investimento para aumentar o valuation, ainda que isso signifique ter um ano ruim agora. Com essa queda de 40%, você já terá no melhor dos casos um valuation significantemente maior nesse período.

Além disso, é possível traçar planos de investimento em marketing para aumentar o seu faturamento e ter uma projeção de mais negócios fechados nos próximos anos. Isso também tornará o seu valuation significantemente maior.

É importante, entretanto, que sua empresa não faça “loucuras” confiando em um ganho futuro que ainda não é certo. Lembre-se que o valuation tem uma taxa de “desconto” que leva em consideração benchmarks do mercado (como a Selic ou o Ibovespa), além de tirar também um pouco do risco do seu segmento. Se você arriscar demais, vai acabar aumentando demais essa taxa de desconto por trazer muito risco ao seu negócio.

Lembre-se de que investir em uma empresa já é um negócio naturalmente arriscado se comparado ao resto da opções do mercado financeiro. Para aumentar seu valuation, é necessário convencer mais investidores a reduzir a “taxa de desconto” da sua empresa ao garantir bons argumentos de estabilidade na hora de apresentar os seus números. Sendo assim, faça planos cuidadosos e mire sempre no médio ou longo prazo para aumentar seu valuation. Lembre-se de que ações que hoje podem não dar resultado, trarão ganhos significativos nos próximos e que é essencial cultivar uma postura de empreendedorismo sustentável desde o início. 

E aí, o que achou do nosso artigo? Aprendeu como aumentar o valuation da empresa com as nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Diego Andrade 

Novos Negócios

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