[ editar artigo]

Como iniciar um negócio de roupa infantil

Como iniciar um negócio de roupa infantil

Começar e administrar qualquer negócio não é tarefa fácil. A concorrência no mercado é grande, e todo começo requer dedicação e tempo. Por isso, iniciar um novo negócio sem planejamento adequado e sem considerar etapas importantes para garantir seu sucesso e estabilidade, não deve ser uma opção!

Se você adora crianças, tem filhos, habilidade com costura, ou apenas deseja ajudar outras pessoas a encontrarem a roupa ideal para os pequenos, iniciar um negócio de moda infantil é uma ótima ideia.

Caso tenha dúvidas sobre seus primeiros passos, não se preocupe... Separei algumas sugestões para você começar com muita confiança!

Elabore um Plano de Negócios

Planejamento é o passo mais básico e importante para iniciar um novo negócio. Seu empreendimento precisa ter uma identidade visual adequada - nome, cores, estilo, ideia - que vão atrair seu público e diferenciá-lo de outros negócios do mesmo ramo. 

É preciso estudar e se informar. Estabeleça um plano de ação, defina como será o financiamento, realize pesquisas de produtos e fornecedores, compare os preços no mercado varejista e decida o local mais adequado para hospedar sua empresa. Perceba as implicações de cada decisão e como elas te ajudam ou atrapalham.

Seja cuidadoso ao determinar um plano de negócios. Ele será fundamental para que você possa perceber a sua trajetória desde o começo, e ter uma projeção de onde deseja chegar. 

Como montar o seu negócio de moda infantil?

Depois de um planejamento atencioso, chegou a hora de avançar mais um pouco no projeto. Aqui é preciso levar em consideração o que cabe no seu orçamento.

Você tem duas possibilidades: montar seu negócio num espaço físico, ou criar uma loja online. Ambas as opções seguem os mesmos princípios básicos de funcionamento. 

É preciso escolher os produtos de acordo com a faixa etária do seu público infantil, montar um estoque, e ter uma variedade de peças a serem apresentadas nas prateleiras (sejam elas virtuais ou não). 

Fazer pesquisas de preço é fundamental para que você tenha uma noção de qual o valor cobrado por outros vendedores e estipular um preço justo e ideal para seus produtos, garantindo lucratividade. Você pode oferecer descontos, ofertas e promoções para impulsionar as vendas.

Decida entre um espaço físico ou virtual, e qual das duas opções se adequam melhor a sua situação no começo do negócio. Se você deseja ter uma loja física, é preciso pensar sobre a localização, aluguel (caso não possua um lugar próprio), no investimento inicial para decorar, comprar produtos e meios para formalizar e legalizar o empreendimento.

Se você optar por uma loja virtual, é preciso escolher a plataforma de vendas que atenda a suas necessidades - uma pesquisa na internet vai te ajudar a descobrir as melhores opções - é possível usar o Facebook e o Instagram, por exemplo. Dar uma atenção especial à apresentação de seu produto: fotografias com boa resolução, dispor informações fundamentais para o cliente e pensar nas opções de entrega.

Independente da sua escolha, a organização e o planejamento adequado evitarão prejuízos futuros. 

Divulgue seu empreendimento, todos precisam conhecê-lo!

A divulgação é uma peça chave para alavancar seu negócio de roupa infantil e torná-lo conhecido neste meio. Compartilhe a notícia com seus amigos, vizinhos e conhecidos. Utilize as redes sociais para um maior alcance e novas possibilidades de venda. Experimente iniciativas criativas para atrair e conhecer o seu público alvo.

Aprender um pouco mais sobre estratégias de marketing pode ajudá-lo a promover suas ideias. Tudo é possível, desde que funcione: anúncios em jornais, participação em bazares e feiras, até um sorteio para engajar seguidores nas redes.

Estabeleça parcerias, fortaleça seu empreendimento

Estabelecer parcerias com outros empreendedores pode ser uma boa alternativa de fortalecimento mútuo. Participação em blogs para troca de experiências sobre o universo da criança, juntar-se a empresas que se relacionam com seu negócio - como por exemplo, comerciantes de brinquedos ou cosméticos para o público infantil - iniciativas como sorteios ou indicações em postagens nas redes sociais podem trazer benefícios para todos os envolvidos.  

Considere os princípios da contabilidade

A contabilidade é uma tarefa necessária para qualquer empresa, se você não gerenciar seus negócios de maneira adequada, isso pode causar muitas dores de cabeça no futuro.  Manter a organização financeira é fundamental no planejamento e acompanhamento adequado de seus gastos, investimentos e ganhos.

Dedique tempo para organizar documentos importantes, recibos e notas. Você ainda tem a opção de contratar um profissional para fazer esse trabalho por você, caso seu orçamento permita.

Acredite no seu negócio

Acredite no potencial do seu negócio. O mercado de roupas infantis proporciona uma grande vantagem, uma vez que as crianças estão em fase de crescimento, e ela acontece rápido!  Os pais precisam substituir as roupas velhas e apertadas por roupas novas e confortáveis. Seja criativo e tenha em mente que é possível melhorar sempre.

Paolabarbosa92

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você