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Como o empreendedor pode pesquisar o mercado antes de lançar um produto ou serviço

Como o empreendedor pode pesquisar o mercado antes de lançar um produto ou serviço

 

O estudo de mercado é uma importante ferramenta de gestão. Através do estudo, o empreendedor pode obter diferentes informações sobre aspectos qualitativos e quantitativos do nicho de mercado ao qual ela pretende empreender.

Comece fazendo um estudo qualitativo de mercado. Você pode fazer isso contratando uma agência ou também pode tentar fazer isso sozinha. Você só precisa de algumas pessoas (entre 5 e 10) do seu mercado-alvo (potenciais clientes), somente com esses dados já é possível começar.

A única coisa importante é não escolher pessoas que você conhece. Esta pesquisa qualitativa deve ser feita de forma objetiva, neutra e imparcial. Esta pesquisa envolve falar em detalhes sobre seu projeto. Seus pontos fortes e fracos e sua razão de ser. No entanto, se você acha que deve deixar isso com uma empresa especializada, pode conhecer os tipos de pesquisa de mercado para agencias antes de se decidir.

A pesquisa de mercado qualitativa é uma das formas mais eficientes de encontrar informações sobre o público e viabilidade de atuação de uma nova marca, produto ou serviço

Com base nos resultados, crie um novo questionário para perguntar, confirmar ou invalidar o que aprendeu até agora com a sua pesquisa. Você pode fazer diferentes tipos de perguntas, mas você precisa levar em conta que você terá que analisá-las depois (por exemplo, questionamentos com múltiplas escolhas são difíceis de analisar porque todas as respostas são diferentes). Este passo é importante para lhe dar números, estatísticas sobre o seu mercado-alvo.

Não há um número perfeito de entrevistados para ter, mas quanto maior o seu mercado-alvo, mais pessoas você precisa entrevistar. Se o seu mercado-alvo atingi uma pequena porcentagem da população, você não precisa perguntar a muita gente. Encontrar esses dados (entrevistados) pode ser bastante difícil porque também deve ser neutro e você provavelmente terá que encontrar pessoas dispostas a participar.

Além disso tudo, será preciso cumprir certas cotas (ter tantos homens quanto mulheres ou não, etc.). Esse é um passo essencial no processo de início de um negócio, mas muitos empreendedores não costumam fazer o estudo, especialmente por causa do custo presumido. Fazer sua pesquisa quantitativa em colaboração com uma agência é uma solução muito mais objetiva e finalmente acessível para aqueles com um orçamento pequeno graças ao método online.

Pesquisas de mercado online

As pesquisas de mercado online podem ser feitas via email, site, mobile ou através das redes sociais. As pesquisas pela internet vieram para modificar para sempre essa nova realidade das agências. Agora é possível realizar pesquisas de mercado com muito mais facilidade e a custos muito menores.

Como fazer um estudo de mercado?

Para aprender como fazer um estudo de mercado, é preciso saber que existem 6 aspectos que são indispensáveis e, que precisam ser levados em consideração. Os aspectos são:

  • Segmentação
  • Público-alvo
  • Necessidades
  • Concorrência
  • Barreiras
  • Regularização

Fazendo um estudo de mercado

Antes de começar, você precisa saber qual é a finalidade exata do seu estudo de mercado ou que problema você precisa resolver. O planejamento é fundamental em um país tão empreendedor. O alto número de empresas que não prosperam é bastante surpreendente e, por isso, é fundamental entender que as razões para isso acontecer passam muito pela falta de um melhor planejamento estratégico e conhecimento sobre gestão empresarial.

Lembre-se, se você quer começar seu próprio negócio, você precisa conhece-lo primeiro. Ser empreendedor é uma posição de alto risco e altamente gratificante. Está cheio de situações estressantes, é claro, mas também está cheio de recompensas e realizações.

Conclusão

No final, seria errado dizer que só há uma maneira de estudar o mercado. Há uma infinidade de estratégias mais ou menos eficazes que devem ser adaptadas ao mercado-alvo e ao produto ou serviço que você deseja lançar. Mas observando os lançamentos bem sucedidos, muitas vezes você encontrará o enredo para o sucesso.

Leticia Martozo 

Novos Negócios

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