[ editar artigo]

Contas a Pagar e a Receber: Simples e Funcional para sua Empresa

Contas a Pagar e a Receber: Simples e Funcional para sua Empresa

A gestão financeira em geral consiste na obtenção de informações, organização dos dados coletados e do controle e análise de informações referentes a movimentações financeiras (entradas e saídas) existentes e futuras.

Mas afinal, as finanças da sua empresa estão sendo gerenciadas plenamente?

Grande parte dos Pequenos e Médios Negócios infelizmente não compreendem a real necessidade e os inúmeros benefícios que a gestão financeira bem realizada pode trazer.

A vasta maioria dos novos empreendedores compreendem que a gestão de suas finanças passa por identificar se o negócio vai bem ou mal através do lucro ou pelo inevitável prejuízo na grande maioria das vezes. Isto podemos afirmar em razão de inúmeras dificuldades, entre elas a falta de tempo, de organização e, fundamentalmente, pela falta de conhecimento e informação.

São incontáveis as formas de análises e controles para o seu financeiro, cada uma delas com potencial para auxiliar na gestão financeira da sua empresa, o ideal é que você consiga identificar em qual destes modelos a sua realidade e do seu negócio se enquadram.

Iremos abordar neste artigo algumas etapas simples e práticas que todo empreendedor(a) deve priorizar para ter um planejamento das suas entradas e saídas a mais organizada e saudável possível.

O primeiro passo consiste em obter a maior quantidade possível de dados financeiros confiáveis, isto irá te permitir tomar decisões baseadas em dados, prever instabilidades no fluxo de caixa e, posteriormente, identificar boas oportunidades de aplicação para os resultados da empresa.

Após a coleta de dados seguimos para a próxima etapa. Relacionar todas as suas contas, classificando entre custos e despesas, além das suas receitas. Aqui é importante frisar as informações com todas as suas datas, seguindo com a conciliação de todas as movimentações bancárias da sua empresa. Assim, você consegue acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa sem equívocos e de forma clara e ágil. Lembrando que alimentar as informações corretamente é determinante para avaliar seus números.

E finalmente, estando organizado e munido de informações precisas e confiáveis você terá encontrado o caminho ideal para iniciar análises mais completas e profundas a médio e longo prazo. Analises estas que contribuirão, por exemplo, nas tomadas de decisão de corte de custos e despesas ou mesmo, a origem das receitas mais importantes para o seu negócio.

O planejamento financeiro é essencial para que uma empresa se desenvolva, evolua e alcance novos patamares de sucesso, nunca esqueça disto.

Vinícius Margraf Triaquim
Squad Leader de Customer Success na Celero.

 

Cronograma de Contas a Pagar e Receber: https://bit.ly/3hGLOYs

Conte com um parceiro que te ajude nesse processo

A Celero é uma plataforma de gestão e automação de processos financeiros para pequenas e médias empresas e que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Site: https://celero.com.br  | Blog: https://celero.com.br/blog 

Youtube: Celero Automação Financeira | Instagram: @gocelero 

Novos Negócios

Ler conteúdo completo
Indicados para você