[ editar artigo]

Criança Empreendedora

Criança Empreendedora

No mês da criança ficamos mais nostálgicos. Nossas fotos de perfil quando tínhamos 10 anos ou imagens dos filhos recém nascidos nos feeds enchem o coração de alegria. A saudade da nossa infância há 10, 20, 40 ou mais anos atrás nos faz pensar o quanto as coisas naquela época eram mais fáceis. Lembra como era passar na prova de matemática ou fazer o gol mais bonito com os amigos na rua? Pois é, os desafios mudaram e algumas características nossas também.

A criança é alegre, curiosa, criativa e sincera, com alguns adultos mantendo isso. Uma exceção que deveria ser regra. Claro, nós amadurecemos e isso faz parte, mas manter aquilo que nos ajuda é essencial para atingir e continuar tendo sucesso. Você empreendedor está alegre com seu negócio, é curioso em novos mercados, criativo para melhores processos e sincero quando precisa de ajuda?

A alegria traz leveza, paciência e resiliência. Ela pode ser o motivo que te faz acordar cedo e continuar ou o alvo que te faz avançar para algum lugar. Ser alegre não é ser poupado pelos problemas, mas sim deixar que os problemas poupem sua saúde mental. Seja grato por aquilo que você tem para se alegrar pelo o que conquistou.

A curiosidade fez a humanidade chegar na Lua, onde ela levou seu negócio? Ouvir seus clientes, concorrentes, colaboradores e especialistas é sempre bom, pesquisar e buscar melhorar é excelente. Seja curioso para entender a raiz dos problemas em seu negócio e para descobrir as oportunidades do mercado.

Ser criativo é ser inventivo, é fazer do trivial o inovador, é agregar valor. Você se considera criativo, empreendedor? Se não, se inspire com os conteúdos que o Sebrae tem aqui na Comunidade. A criatividade é desenvolvida, faça a sua crescer.

Seja sincero, onde sua empresa precisa melhorar e onde está excelente? Não se sinta mal pela resposta, se sinta privilegiado, a verdade é que todos precisamos crescer em algo. Sinta-se feliz pela oportunidade de melhorar, tenha a curiosidade de descobrir como e seja criativo em implementar a mudança.

Não existem respostas prontas para suas perguntas, como não existiam todas as respostas para as suas perguntas na infância. O mundo atual é desafiador, mas sempre foi não é mesmo? A diferença é que antigamente os desafios eram outros e a missão manter as características da infância que nos fizeram crescer.

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você