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Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber sobre esta data

Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber sobre esta data

Hoje, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, uma das datas mais importantes do ano para as empresas. Mas você conhece tudo sobre este dia e porque é tão importante você dar uma atenção especial a ele?

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?

Vamos começar esclarecendo essa dúvida muito comum. Embora o nome tenha o mesmo sentido, são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março e é caracterizado pela defesa do direito dos consumidores. Além disso é uma data oficializada mundialmente pela ONU.

O Dia do Cliente, por sua vez, nasceu de uma proposta com caráter promocional, orientada a homenagear os clientes. É importante entender a diferença, pois ambas exigem dedicação especial no planejamento de sua empresa.

Origem

O dia do Cliente foi criado em setembro de 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi escolhida por ser um período fraco para as vendas do varejo, principalmente no RS, que conta com dois feriados no mês.

Segundo João Carlos, a data foi criada para “homenagear os clientes e estreitar as relações entre comércio e consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos”.

Apesar de ter sido inicialmente oficializada apenas no Rio Grande do Sul, atualmente é comemorada oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Interesse vem aumentando

De acordo com pesquisa do Google, as buscas por Dia do Cliente vêm crescendo muito com o passar dos anos. Para você ter uma ideia, em 2016 as buscas por “Dia do Cliente” foram 64% maiores do que em 2015. Isso mostra que o público possui interesse no assunto, mesmo que a data ainda não seja tão explorada no comércio.

Como comemorar a data?

Primeiramente é importante conhecer o seu público, do que gosta, do que não gosta, o que prefere e como costuma comprar. Tendo as informações necessárias, é possível montar uma estratégia para alcançar e fidelizar seus clientes. Se você possui uma base de contatos, por exemplo, que tal ligar e oferecer um desconto especial? Existem empresas ainda que dão brindes para o cliente neste dia. Aproveite a intenção de compra que existe e ofereça sempre o seu melhor.

Lembre-se que a parte mais importante do seu negócio são os clientes, e este dia foi criado para homenageá-los, então tudo que os faça sentir especial é válido e super bem-vindo. Não esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar as ações que irá realizar e engajar seu público. 😉

Nós agradecemos a Parceria e a Confiança que você deposita no nosso trabalho hoje e sempre. Feliz Dia do Cliente! ❤️

Andressa Thais da Silva Pereira 

Novos Negócios

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