[ editar artigo]

Dicas para planejar seu negócio sem sair de casa!

Dicas para planejar seu negócio sem sair de casa!

Muitas pessoas sentem vontade de empreender, mas não sabem por onde começar. Outras sabem, mas acabam desistindo no meio do caminho. Confira algumas dicas para chegar até o final dessa jornada empreendedora!

Agora, se você ainda tem dúvidas e ainda não decidiu se quer ser dono do próprio negócio, vale a pena conferir as 5 Perguntas para descobrir o seu propósito. Com essas respostas, certamente ficará mais fácil dar o próximo passo, e a partir daí iniciar o planejamento do seu negócio.

Vamos as dicas...

Hora de botar a mão na massa! - UFC
Calma, é bem mais simples do que parece. Mas se você quiser, pode se inscrever no CIRCUITO EMPREENDEDOR e criar tudo com o apoio de especialistas! 

Fique atento às Tendências de Negócios

Quanto mais conectado com as tendências você estiver, mais seu negócio vai estar preparado para se destacar da concorrência, pois os hábitos e costumes do consumidor mudam o tempo todo. Pensando nisso, o Sebrae criou um guia de tendências que é publicado anualmente e pode ajudar no desenvolvimento da sua ideia. 

Realize uma pesquisa de Mercado

Conhecer muito bem o mercado que pretende atuar pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Comece entendendo quem é seu público alvo, quem você pretende atender com seu produto ou serviço? Não vale dizer que quer atender todo mundo... Você vai vender para todos que quiserem comprar da sua empresa, mas pense em para quem você vai direcionar seus esforços para vender?

Mapeie seus concorrentes, o que eles já estão fazendo que dá certo, o que não dá certo, e no que você precisa tomar cuidado para não repetir em seu negócio? Faça buscas na internet, pesquisas com clientes, entenda tudo o que você puder sobre o mercado que pretende atuar. Converse com especialistas sobre o assunto, o Sebrae possui consultorias e oficinas online que podem te ajudar. 

Estruture o seu Modelo de Negócios

Uma forma simples e fácil de estruturar seu modelo de negócios, é utilizando o Canvas. Uma ferramenta que te ajuda a ter uma visão ampla do mercado, do seu público alvo e da concorrência. Você terá de forma visual as informações do seu negócio, te ajudará a elaborar estratégias e ter ainda mais sucesso em seu novo negócio. 


Faça uma análise da Viabilidade Financeira

Entender a viabilidade financeira do seu negócio pode ajudar a realizar vários ajustes, antes mesmo que investir e colocar sua ideia em prática. Comece por exemplo, pesquisando quantas empresas do mesmo tipo que a que pretende abrir existem? Qual a taxa média de lucratividade delas? Quanto mais informação você conseguir, melhor! 

Formalize o seu negócio 

Antes de formalizar, saiba que existem diversos enquadramentos fiscais, nesta fase também é importante realizar pesquisas para entender aquele que se enquadra melhor com a atividade que você vai desenvolver. Por exemplo, se você pretende ter um sócio não será possível ser um MEI. O Sebrae desenvolveu uma trilha EAD com 15 aulas gratuitas explicando como formalizar sua empresa. Vale a pena conferir! 

Seja um Empreendedor de sucesso

👉🏼CURSO EXCLUSIVO PARA VOCÊ 

Um empreendedor é uma pessoa que não aceita qualquer resposta de forma conformada, ele busca novas formas de fazer as coisas. Aprende, desaprende e Reaprende. Está atento ao feedback dos clientes, mas também sabe interpreta-los. Tem a mente aberta e precisa estar atento às tendências e mudanças do mercado. Você deve estar se perguntando, mas o que eu posso fazer para ter uma forma de pensar assim (o famoso Mindset). Existem alguns livros e oficinas que podem te ajudar. 

Parece uma missão impossível, mas não é. Além dos conteúdos que fui indicando durante o texto, o Sebrae estruturou um Circuito Empreendedor. São 5 oficinas online que podem te ajudar em cada uma dessas fases.

📌 Todos os meses tem uma nova turma, se você gostou clica aqui e se inscreve.

Um abraço e até a próxima.

Franciele Dulla 

 

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Franciele Dulla
Franciele Dulla Seguir

"Levar os clientes a alcançar Sucesso é um grande desafio, por isso entender as dores, experiências e jornadas dos clientes são fundamentais." Formada em Administração de empresas, especialista em relacionamento e Sucesso do Cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você