[ editar artigo]

Empreendedorismo cresce em 2020

Empreendedorismo cresce em 2020

A verdade é essa, se o título já chamou a sua atenção imagina o conteúdo deste post.

Venha comigo!

Precisamos ser verdadeiros e considerar que abrir uma empresa no Brasil exige muita dedicação e vontade por parte do empreendedor.  Em 2020 vimos isso na prática, muitas empresas demitindo pessoas e desligando seus funcionários pelas incertezas futuras, assim como, os barcos abaixam suas velas e voltam a local seguro em uma tempestade.

Através desse cenário o saldo entre as empresas abertas e fechadas ainda superou os anos anteriores a 2020. Isso nos mostra dois pontos importantes: 

1) Pessoas que se reinventaram rapidamente e empreenderam;

2) Novos empresários gerados as pressas.

Analisando esse cenário, o saldo é totalmente positivo, pois a vontade de fazer acontecer gera resultados iniciais sólidos, entretanto, por outro lado, como diria aquele ditado "a pressa é inimiga da perfeição" e isso mostra a fragilidade.

Pré pandemia, os números de sobrevida das empresas já não eram bons. E o que podemos esperar destas empresas abertas ou que serão?

O que posso dizer para você empreendedor (Pré, Meso ou Pós Pandemia) é, independente de onde foi seu ponto de partida, precisamos elencar alguns pontos para que você possa fazer uma análise de sua situação, vejamos:

1) Você fez seu plano de negócios?

2) Possui ferramentas de controles para aferir os resultados gerados pela sua empresa?

3) Sente facilidade para gerar novos negócios na sua empresa?

4) Sua empresa foi criada para resultados a longo prazo?

Se a maioria das respostas foram "não" precisamos falar rapidamente sobre estes pontos.

O título sugere uma hipótese de você empreendedor não abrir o seu negócio, entretanto, não queremos incentivá-lo a desistir de empreender e sim que utilize TODAS as formas possíveis para que seu negócio se PERPETUE a LONGO PRAZO.

Se o seu negócio já estiver aberto e esteja enfrentando dificuldades, peça ajuda enquanto existe tempo. Por outro lado, se não abriu ainda, procure ajuda especializada e faça o melhor para que sua empresa não "SANGRE" no futuro.

Tenha em mãos seu Plano de Negócios, Plano Contábil e Financeiro, Fluxo de Caixa, se possível até os Indicadores Econômico-financeiros antes de iniciar, pois, uma vez dada a partida tudo ficará mais difícil.

Então caro empreendedor, ABRA sua empresa, mas tenha TOTAL CONTROLE antes de iniciar as atividades, para que você não seja um barco lançado ao mar velejando com as velas abaixadas e seja levado para onde o vento quer. E quem hasteia as velas sabe para onde vai.

Claro, imprevistos acontecerão porém com a bússola (Planejamento) em mãos tudo ficará mais fácil. Busque ajuda profissional, de Controladoria, Gestão e Marketing, o que for preciso, mas não inicie suas atividades com as velas abaixadas.

Quer fazer Networking? Quer saber mais? Acesse

Até a próxima!

📱  Vinicius Cruz

 

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Vinícius Cruz
Vinícius Cruz Seguir

Filho, esposo e pai de dois. Controller, Gestor Financeiro, Engenharia de Custos e Trader.

Ler conteúdo completo
Indicados para você