[ editar artigo]

Empreendedorismo: Vendas porta a porta como oportunidade de negócio

Empreendedorismo: Vendas porta a porta como oportunidade de negócio

 

O negócio de vendas diretas é um sistema de comercialização de produtos ou serviços que funciona por meio do relacionamento direto entre empreendedores individuais e seus clientes, fora de um estabelecimento comercial.

É uma oportunidade para quem deseja trabalhar por conta própria e obter renda adicional e, por que não, torná-la também a principal fonte de renda. Veja algumas vantagens e desvantagens do modelo e conselhos para ser bem sucedido na realização desse trabalho.

As pessoas que começam no negócio de vendas diretas geralmente fazem isso para ter uma renda adicional familiar, para ajudar a adquirir um produto, pagar a faculdade e, com o tempo, acabam fazendo do negócio o seu trabalho habitual. Muitos destas pessoas conseguem ser tão bem sucedidas que fazem disso a sua principal fonte de renda.

Como qualquer negócio, isso pode ter alguns riscos associados e os empreendedores enfrentam todas as dúvidas normais quando começam. Para evitar isso, é necessário saber quais são as qualidades que precisamos ter como uma revendedora e avaliar as vantagens e desvantagens oferecidas pelo modelo de negócio. Depois disso, você será capaz de decidir se esta é a maneira que você deve seguir para trabalhar por conta própria.

Os tipos de renda que você pode buscar

Quem trabalha por conta própria precisa entender sobre renda ativa? Sim, mas você precisa saber fazer isso da melhor forma e de acordo com seu momento de vida.

O negócio exige dedicação intensa e exclusiva. Aprenda mais sobre isso a seguir.

Renda ativa

É aquela que você precisa fazer esforço para receber e está diretamente relacionada ao esforço realizado, ou seja, salários, benefícios adicionais, comissões, honorários. Todas são consideradas rendas ativas.

Conheça as vantagens e desvantagens do modelo de negócio:

A economia do Brasil ocupa as primeiras posição no mundo, De acordo com o FMI, o PIB brasileiro deverá encerrar a década como o 8º no ranking mundial, deve cair um pouco mais no atual cenário global

Por outro lado, a taxa de inflação tem aumentado em ritmo acelerado. Portanto, independentemente da faixa etária e do tipo de empreendimento, todos nós precisamos de uma fonte de renda estável para sobreviver.

Essa grande economia oferece inúmeras oportunidades de negócios para sua enorme população. Discutiremos as principais vantagens e desvantagens das vendas diretas porta a porta para ajudá-la a iniciar um novo empreendimento de forma mais acertada possível.

Vantagens

  • Horários flexíveis.
  • Possibilidade de trabalhar a tempo parcial.
  • Possibilidade de trabalhar em casa.
  • Renda adicional Para muitas pessoas, é a oportunidade de obter algum tipo de renda.
  • Seja seu próprio patrão. Independência.
  • Obter produtos com desconto.
  • Desenvolver habilidades de vendas e socialização. Isto dá um potencial para o desenvolvimento e crescimento pessoal.
  • Dependendo da empresa, você pode ganhar prêmios, treinamento e diferentes incentivos.
  • Baixos investimento inicial.

Desvantagens

  • Incerteza. Quem trabalha com catálogos e outros tipos de vendas diretas não têm renda fixa, porque depende de como suas vendas se movimentam.
  • Os vendedores acham uma barreira a princípio oferecer produtos e serviços para os seus conhecidos e, em seguida, decidem deixar o negócio.
  • Necessidade de manter um estoque em casa.
  • Precisa estar de bom humor o tempo todo.
  • Saber como enfrentar a rejeição.
  • Precisa ser responsável pelo próprio sucesso.
  • Necessidade de ter disciplina pessoal e ser organizada com horários.
  • Comissão direta, sem benefícios assistenciais, sem segurança social.

Como ser bem sucedido no negócio?

Identifique uma empresa e produtos que você tenha alguma afinidade. Verifique se a empresa pertence a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) para que você tenha a tranquilidade de saber que eles são produtos certificados e que você pode realizar sua atividade com o apoio de grandes empresas.

Tome seu tempo para decidir, uma opção legítima não desaparece a longo prazo. Por exemplo, empresas como Avon, Demillus, Natura, Jequiti e Tupperware já existem há muitos anos e possuem juntas milhares de consultoras independentes espalhadas por todo o Brasil

Faça perguntas sobre a empresa, seus produtos ou serviços, quanto custa para iniciar o seu negócio, a margem de lucro dos distribuidores, preços de atacado, políticas de retorno de produtos. O lucro que você terá é uma parte importante para que você se sinta motivada a iniciar o seu negócio, pesquise, pergunte, compare e decida qual é a melhor opção para você.

  • Procure informações sobre a empresa que desperte seu interesse.
  • Consulte outras pessoas que tenham algum experiência com essa empresa e com os seus produtos.
  • Verifique todas as informações obtidas.

As pessoas que trabalham em vendas diretas devem aprender a gerenciar o fluxo de caixa que recebem durante as suas vendas. É uma oportunidade de empreender com um custo muito baixo. Essa é considerada uma oportunidade de trabalho de inicio imediato e que vai muito além do trabalho formal.

Lair Rabelo 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você