[ editar artigo]

Empreender em tempos de crise

Empreender em tempos de crise

Muitas pessoas ainda têm a concepção errônea de que são incapazes de empreender em tempos de crise, mas estão completamente iludidas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que é nos momentos mais difíceis que podem surgir oportunidades de negócios fantásticas.

É por isso que é importante seguir sempre as notícias do mercado, constatar as necessidades da população e pensar em algo para empreender.

Você sabia que muitos empresários de sucesso iniciam seus negócios em tempos de crise? Isso porque eles tinham visão de futuro e sabiam que valia a pena apostar em um negócio.

Portanto, se você está pensando em começar a empreender, agora é o momento certo. É claro, desde que você tenha o conhecimento necessário para atuar na área e não tenha medo de grandes desafios.

Para ajudá-lo a entender melhor como isto é possível, mostraremos alguns tipos empreendimentos que, mesmo em tempos de crise, encontraram um lugar no mercado e quem sabe você pode se tornar o mais jovem empreendedor do seu setor.

É possível criar um negócio em tempos de crise?

Você pode achar isso completamente impossível de ser executado, mas nossa intenção é te mostrar aqui exatamente o contrário.

Naturalmente, é importante analisar como o mercado se desenvolve, o que as pessoas procuram e, acima de tudo, quais são suas habilidades e o que gostam de fazer.

Além disso, não faz sentido abrir um negócio se você não tem ideia de como ele funciona ou se você não sabe nada do assunto.

Pense no que você pode fazer e, com absoluta certeza, encontrará uma maneira de abrir seu negócio.

Fizemos um estudo sobre as indústrias que se destacaram no mercado para que você saiba que pode fazer negócios em tempos de crise.

Ideias para o empreendedorismo em tempos de crise

Na verdade, falaremos apenas sobre algumas ideias aqui, mas sabemos que existem muitos outros modelos e formas de negócios que podem ser implementados durante a crise.

1) Eletricista independente

Trabalhar de forma autônoma, estabelecer sua própria hora de trabalho e fazer algo que você gosta é sempre a melhor opção.

Portanto, se você entende de eletricidade, a ideia de negócio aqui é oferecer seus serviços como profissional da elétrica. Com certeza a demanda vai ser alta.

Afinal, é um serviço muito desejável em todos os lares e empresas, seja um simples conserto ou até mesmo uma substituição completa da fiação elétrica.

Mas se você quer entrar nessa área e não sabe por onde começar, fazer um curso de elétrica é uma boa solução. Isto permitirá que você continue preparando através de cursos de atualização antes de começar a anunciar seus serviços aos futuros clientes.

2) Instalador solar

Você pode já saber disso, mas hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com o meio ambiente e estão procurando fontes alternativas de energia e é por isso que a energia solar fotovoltaica está em alta.

Para te dar uma dimensão de faturamento, um instalador solar pode gerar entre R$1.000,00 e R$4.000,00 de faturamento mensal. Esse valor pode ser muito maior, dependendo de seu nível de conhecimento, expertise e graduações.

Se você está interessado nessa área de mercado, a solução mais apropriada é fazer um curso sobre energia fotovoltaica, porque desta forma as chances de conseguir um lugar melhor no mercado de trabalho aumentam significativamente.

3) Cabeleireiro

O segmento de beleza não foi particularmente afetado pela crise, especialmente porque as mulheres não desistem de seus cuidados pessoais mesmo quando a grana está curta.

Você pode abrir seu próprio negócio ou escolher cuidar dos clientes em casa, especialmente os mais velhos com problemas de mobilidade. Este mercado é bem vasto.

É por isso que é tão importante que você se especialize. Por exemplo, realizar um treinamento de cabeleireiro ou especializar-se em megas hair. Quanto mais você se especializa na profissão de beleza, mais oportunidades você tem.

4) Atendimentos online

Já existiam consultas na modalidade on-line, mas com a pandemia elas se tornaram ainda mais intensas, em parte, porque as pessoas não podiam sair para se consultar pessoalmente.

Tanto que o CFP (Conselho Federal de Psicologia) e o CFN (Conselho Federal de Nutrição) estabeleceram consultas on-line para antigos e novos pacientes.

Além de nutricionistas e psicólogos, outros profissionais da área de saúde, como os hipnólogos, também oferecem consultas on-line.

Se você é certificado em hipnose, você pode abrir um negócio de sucesso em sua casa fazendo atendimentos via internet e, com certeza, ficará surpreso com a procura. Uma certificação nessa área pode ser alcançada com uma carga horária de 100 horas.

5) Ensinando através do Zoom

Qualquer que seja sua área de atuação, outra grande opção é ensinar via Zoom.

Tomemos como exemplo os professores de ginástica. Embora algumas academias já estejam abrindo as portas novamente, os professores encontraram uma maneira de continuar com seu trabalho dando aulas online.

Tudo isso através do Zoom ou outro app de streaming. E tem funcionado tão bem que muitos alunos agora nem mesmo querem ir à academia.

Os profissionais que ganhavam a vida com sua arte têm tido dificuldades: tatuadores, escultores, cartunistas e outros não estão conseguindo atrair tantos clientes quanto antes. Uma opção nesses casos é oferecer cursos de desenho ou tatuagem online. Eles podem usar plataformas como Hotmart ou Monetizze para organizar seus cursos e entregar os conteúdos gravados aos seus alunos.

Então, se você é um especialista em tatuagem ou se você ensina desenho online sem dificuldades por que não compartilha tudo o que sabe com milhares de pessoas e ainda ganha dinheiro?

6) Mundo da beleza

Quando se trata de empreendedorismo em tempos de crise, tem-se a impressão de que o segmento de beleza não sofreu muito. É por isso que também é uma opção para você se especializar nesta área.

Você deve se concentrar em uma determinada área e oferecer um serviço diferenciado a seus clientes. A micropigmentação é uma ótima maneira de fazer isso.

Lembre-se, qualquer que seja o serviço que você ofereça, faça treinamentos e especializações para se diferenciar da concorrência.

Nesse artigo, você conseguiu ter uma ideia de que é possível fazer abrir um negócio a partir de casa mesmo em tempos de crise, especialmente se você for dedicado e experiente no setor.

Tenha em mente que sempre haverá desafios, entretanto, quanto melhor preparado você estiver, mais fácil será enfrentá-los e sua empresa certamente será um case de sucesso.

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você