[ editar artigo]

Empreender em tempos de pandemia pode ser uma luz no fim do túnel

Empreender em tempos de pandemia pode ser uma luz no fim do túnel

Driblar a crise é uma das palavras mais utilizadas pelo brasileiro. E quando se trata de negócios, não é diferente. Com o agravamento da pandemia, os números de casos cada vez mais altos no país, e consequentemente aumentando o desemprego, muitos trabalhadores viram como alternativa empreender.

Segundo levantamento da Serasa Experian, somente em 2020 foram abertas 3,3 milhões de novas empresas, ou seja, um crescimento de 8,7% em relação a 2019.

Pensando nesses microempreendedores, decidi lançar uma série de vídeos, com minicursos gratuitos, que ajudam e dão dicas aos novos empreendedores ou aqueles que querem investir em novos negócios e não tem ideia de como começar.

Vivi nessa pandemia um drama pessoal com a perda do meu pai, que também era empreendedor, para a Covid, com isso, decidi que era hora de passar o meu conhecimento, ser solidário e oferecer ajuda para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

Hoje no Brasil, 99% das empresas são micro ou pequenas e são responsáveis por 75% dos empregos com carteira assinada. É fundamental apoiar o pequeno empresário, oferecer linhas de crédito e capacitação para que ele consiga prosperar e gerar muitos empregos. Eu não posso oferecer linhas de crédito mas, posso compartilhar o meu conhecimento, oferecer mentoria e dicas para quem se interessa pelo tema.

É importante desvincular o empreendedorismo de startup, de modelos de negócios inovadores que quebram paradigmas. A ideia das startups, da criação de negócios inovadores é excelente, no entanto, não conseguimos criar tantos unicórnios assim.

A crise gerada pela pandemia apenas ressaltou que precisamos ajudar o pequeno comerciante a prosperar. Aquele que quer abrir uma confecção, uma hamburgueria ou um prestador de serviço Freelancer por exemplo. A minha proposta é Old School, ou seja, é voltada aos negócios tradicionais com ou sem presença digital, mas do tipo de empreendedorismo que começa pequeno, com capital próprio e com os pés no chão.

A cada edição é um aprendizado novo com os comentários que recebo. Meu objetivo é continuar produzindo conteúdo relevante, com postagens semanais. Um conteúdo completo e gratuito ao novo empreendedor, que inclui desde planejamento, finanças, negociações, marketing e aspectos legais.

Os vídeos podem ser acessados pelo canal do Youtube 👉 Rocktar Lessons 

 

 

 

Marcelo de Freitas
Instagram:  @marcfrei10

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Marcelo de Freitas
Marcelo de Freitas Seguir

Empreendedor, fundador da Academia do Rock

Ler conteúdo completo
Indicados para você