[ editar artigo]

Encontre o melhor marketplace para o seu negócio!

Encontre o melhor marketplace para o seu negócio!

Você já pensou em oferecer seus produtos ou serviços em um Marketplace? Sabe qual das opções é a melhor para o seu tipo de negócio? Conheça o Guia de Marketplaces que o Sebrae desenvolveu para te ajudar nessa escolha! 

Mas, você sabe o que são os Marketplaces? 

São grandes lojas virtuais que conectam pessoas ou empresas que querem vender seus produtos ou serviços, com quem deseja comprar. Para isso, os marketplaces cobram uma porcentagem previamente estabelecida, e este valor pode variar de acordo com a plataforma escolhida. 
 


Qual o primeiro passo? 

O primeiro passo é se planejar, não basta sair se cadastrando em todas as plataformas sem antes analisar sua capacidade de produção, entrega e custos por exemplo, tudo isso pode impactar no seu preço final e causar prejuízo se não for bem estruturado. 

Analise as vantagens e desvantagens 

Um marketplace já possui um fluxo de clientes, e isso pode fazer com que seu produto ou serviço seja visto por um número maior de pessoas, sem a necessidade de um investimento da sua parte com a divulgação. Claro que o valor já está embutido na porcentagem que você paga para estar para estar lá, mas certamente é bem menor do que o investimento em publicidade que teria com um site próprio. 

A credibilidade e segurança são importantes na hora da compra, não é mesmo? Você se sente mais seguro em comprar em um site conhecido como o da americanas.com ou de uma novaloja.com que você acabou de conhecer, e que talvez não tenha nenhuma avaliação dos clientes ainda? 

O pagamento é outra questão que pode influenciar na sua decisão. Cada marketplace tem suas regras de transações dos valores pagos pelos clientes, mas normalmente eles repassam os valores em poucas parcelas para o lojista, mesmo quando oferecem para o cliente a facilidade de parcelar as compras em 10 a 12 vezes, por exemplo. Isso faz com que você tem mais fôlego em seu fluxo de caixa. 

Um fator que podemos considerar como desvantagem, é a dependência que o lojista pode adquirir com o marketplace. É como construir uma casa em um terreno alugado, a qualquer momento o dono pode te pedir para desocupar o terreno, e o que você vai fazer sem ele se sua casa está lá? Por isso, é importante ter um bom planejamento e analise dos riscos. 

Feitas as análises e o planejamento necessário, se você ainda não escolheu uma plataforma, a hora é agora!

👉🏼 Acesse agora o Guia de Marketplaces 


Um abraço e até a próxima.
Franciele Dulla 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Franciele Dulla
Franciele Dulla Seguir

"Levar os clientes a alcançar Sucesso é um grande desafio, por isso entender as dores, experiências e jornadas dos clientes são fundamentais." Formada em Administração de empresas, especialista em relacionamento e Sucesso do Cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você