[ editar artigo]

Maturidade de Mercado

Maturidade de Mercado

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados e Oportunidades, onde trazemos informações para que você possa conhecer melhor o mercado e indicadores que vão ajudá-lo na melhor decisão sobre abertura ou expansão do seu negócio.

Hoje publicamos um dia depois do programado, mas por qual motivo?  Porque é exatamente para isso que os dados servem, para tomar a decisão correta, no momento correto, e um dia depois pode não ser o melhor momento.

Se observar o mapa acima temos mais de 25 municipios onde o setor de serviços está em expansão de forma agressiva, ou seja, a maior parte das empresas são novas e o mercado tem conseguido absorver estas empresas.

E aqui temos um indicador usado no Sebrae que chamados de % de Maturidade, onde podemos analisar os municipios que a atividade selecionada está crescendo e os municipios onde aquela atividade já está consolidada.

E o que isto afeta para quem quer abrir um negócio ou expandir?

Municipios onde o percentual de maturidade está abaixo de 50% temos um novo mercado, capaz de captar novos hábitos e modelos de negócio. Neste mercado podemos errar, ajustar, pois a demanda esta alta por aquele tipo de serviço e necessitando da presença de novas empresas, mas obviamente nunca devemos esquecer a qualidade do serviço prestado.

E os municipios onde o % de Maturidade está acima de 50% não comporta mais empresas?

Claro que não, apenas são municipios mais consolidados, que tem uma cultura estabelecida, que já existe empresas ancoras no segmento e que vale a pena estudá-las. Neste sentido temos dois desafios, ou seguir o mesmo padrão de conduta já estabelecido no mercado alvo ou realmente segmentar para um nicho específico. A principal pergunta que vem é, o que o seu negócio tem de diferente para atrair os futuros clientes?

Por este motivo o Sebrae tem trabalhado em ter dados atualizados para que os empresários e futuros empresários possam tomar a melhor decisão no momento mais adequado.

Então que tal explorar as oportunidades do nosso estado.

Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

Novos Negócios

Ler conteúdo completo
Indicados para você