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O dia do cliente começa quando você decide abrir seu negócio

O dia do cliente começa quando você decide abrir seu negócio

Há quem pense que o dia 15 de setembro é dia do cliente e uma ótima data para vender mais, conquistando novos clientes ou, apenas fortalecendo os laços. De fato isso acontece, a quantidade de ofertas aumentam e as vendas também.

Segundo o Relatório do Dia do Cliente e Semana do Brasil 2019, só as lojas virtuais registraram cerca de 5,4 milhões de compras, gerando um faturamento de R$2,2 bilhões e um crescimento de 30,3% na receita, em relação ao mesmo período do ano passado.  Acredito que a data além de uma das melhores, comercialmente falando para algumas empresas, é uma representação de um trabalho que é feito o ano inteiro. Esforço, dedicação que vai desde a pré venda ao pós venda.  

Pesando nisso, cito abaixo alguns pontos importantes que você deve ficar atento(a), em seu negócio. Eles vão ajudar você e sua equipe construir de maneira sólida sua jornada e a experiência do cliente com sua marca. 

Quem é você, cliente?

Conheça seu cliente, suas preferências, o que ele gosta e como a sua solução pode ajudá-lo de alguma forma. Participe da vida dele de uma forma que seja para agregar valor, construir laços sólidos e momentos positivos.  

Você sabe quem é o cliente ideal para sua empresa? - Startupi

Projeção com propósito 

Como você e sua empresa se projetam no mercado? Qual mensagem positiva com propósito almeja ser, e fazer com que isso reflita em seu negócio?! São questões importantes que você precisa ter clareza na hora do posicionamento.  Planejar e ser preditivo a curto, médio e longo prazo, e principalmente pensar no impacto das decisões, e se elas estão de acordo com que você planeja pra marca no futuro. 

Propósito empresarial – Claudio Brito

Tenha metas claras

Seja realista e defina seus objetivos de forma que sejam alcançáveis para agora, por mês e anualmente!  Pense onde está, qual caminho vai percorrer e como fará isso traçando estratégias para bater a meta! 

Fidelização

Tenha a clareza que a fidelização e a paixão por uma marca se torna sólida pela maneira como você faz o outro sentir e perceber, através de sensações positivas. Ou seja,  além de uma solução que realmente resolva algo, seja excelente no atendimento e tenha um pós venda estruturado.  Foque seus esforços e construa produtos e serviços baseados no que o seu cliente precisa e como ele quer consumir. Assim, a cultura da empresa será centrada cliente.  

Como encantar clientes: os 10 maiores segredos da fidelização - Movidesk
Trate seu cliente como ele gostaria de ser tratado, invista em personalização e customização.  Observe os bons exemplos, se espelhe e adapte ao seu modelo de negócio de forma original e criativa. E lembre-se: para conquistar fãs de uma marca que faça sentido, pessoas compram produtos e serviços de pessoas, que possuem propósito e inspirem confiança.

 

Adriana Benevides

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