[ editar artigo]

“O sucesso de seus negócios e a conexão com a missão de vida”

“O sucesso de seus negócios e a conexão com a missão de vida”

Por se tratar de algo subjetivo e imaterial, pode-se dizer que, na maioria das vezes, destinar energia e tempo em descobrir ou saber seu propósito de vida não está elencado nas prioridades que se tem ao longo dos anos. 

A rotina diária está conectada diretamente com foco no trabalho, na execução de atividades voltadas ao cumprimento de metas, a fim de alcançar objetivos. Estes podem estar planejados somente no plano mental ou ainda podem estar devidamente estruturados num plano. Isso varia conforme a inteligência comportamental e emocional do indivíduo.  Esse foco em realizar projetos pauta-se no ter: adquirir bens materiais, possuir uma empresa, ou seja, materialização física das metas e objetivos. 

Mas, qual é o plano maior que te leva a idealização de ter isso ou aquilo? Qual o nível de consciência incorporado nestes sonhos? Obter a realização pessoal ou profissional almejada, se torna suficiente para uma vida plena e abundante?

Vários estudiosos remetem a reflexão sobre o que significa vida plena e abundante. Refletir sobre ter e ser, pode se tornar fundamental na (re)construção de um mindset vencedor. Estabelece relações fundamentais também, na identificação da missão de vida do indivíduo. Afinal, o propósito maior de sua vida é ser um pessoa feliz e bem sucedida ou ter acumulação de riquezas?

Olhar o ser, remete a essência, apresenta ligação intrínseca às qualidades e virtudes individuais. A essência do ser é aquilo que faz de fato o coração pulsar mais forte, que faz o olho brilhar, que imprime um significado único nas ações.

De forma análoga, podemos visualizar a diferença entre o ser e o ter, a uma planta. 

SER: é a base, aquilo que fomenta de forma “invisível” as ações que serão incorporadas de forma inconsciente no dia a dia. A base formativa do ser, foi estabelecida na primeira infância e define o modelo mental do indivíduo. Comparando à planta, é a parte que não está exposta, mas tem função indispensável, responsável pela fixação e determinante para a sobrevivência, são as raízes.

TER: é a materialidade das coisas. Significa posse. Trabalha-se para conseguir dinheiro e adquirir bens materiais: comida, roupa, casa, carro… Ter, pode-se dizer, que é indispensável para a sobrevivência. É preciso, porém, observar e refletir como o ter comanda as ações diárias e o plano de vida.

Esse processo de reflexão convida a buscar entendimento sobre as motivações que levam o indivíduo a agir desta ou daquela forma, optar entre esta ou aquela prioridade. O que constitui a personalidade, as preferências, as características individuais.

O psiquiatra canadense Eric Berne, criador da Análise Transacional na década de 50, desenvolveu a teoria do Script de Vida. Esta teoria, estuda sobre o destino traçado por cada indivíduo na primeira infância de sua vida. Ele concluiu que, cada indivíduo tem um Script de Vida que  dirige inconscientemente seu comportamento ao longo dos anos.

Segundo Eric Berne, o modo de pensar, sentir e agir, tudo aquilo que lhe impulsionam na tomada de decisão e  direcionam o destino, foram moldados nesta fase inicial da vida pautado nas experiências vivenciadas. O Script de vida, é a fundamentação orientadora que te movimenta na execução do plano de vida, de maneira inconsciente, desde sua infância. É nessa fase da vida, que são aprendidos e fixados os valores, crenças e princípios que orientam toda a construção da vida. Por consequência,  é com base nesse Script que o indivíduo desenvolve o mindset.

Caso você tenha curiosidade em aprofundar neste assunto, a seguir encontram-se duas sugestões de leitura:  artigo de  Silveira  e o livro de Eric Berne intitulado “Olá”.

A partir da reflexão deste estudo, surgem então, duas possibilidades de conduzir a vida: a) Seguir o Script de vida de forma inconsciente, ou b) (re)construir o destino de forma consciente.

Seguir o Script de vida traçado ainda na infância, é viver e deixar suas decisões serem gerenciadas pelo inconsciente, sem interferir na performance de vida já moldada no passado.

Ou você pode decidir por construir o destino de forma consciente, gerenciando seu modo de viver, desenvolvendo e aprimorando a inteligência comportamental em busca do mindset/estilo/modelo vencedor. Este estilo, tem por base de percepção e atuação de vida o Ser, pautada em descobrir e viver a missão de vida, buscando sempre o aprimoramento do indivíduo. Neste, o indivíduo executa o processo de tomada de decisão de forma consciente e criativa, analisando se é adequado, coerente, conveniente.

Para conquistar esta etapa de construção consciente de um mindset vencedor, conectar-se a sua missão de vida torna-se fundamental, para isso faz-se necessário um profundo processo de reflexão interna.

O artigo tal nos proporciona uma reflexão orientativa sobre missão de vida. Tomamos a liberdade de somar a ele, nossa percepção e aprendizado.

A partir do entendimento de que este processo construtivo em busca de uma vida plena e abundante, conectada com a missão de vida e com fundamentação na análise transacional, reiki, barras de access consciousness, ho'oponopono, mindfulness, meditação integrativa, entre outros,  algumas atitudes são fundamentais. Pensando na pró-atividade e na eficácia em seu processo reflexivo, sugerimos anotar.

  • Para aumentar o seu grau de consciência e se conectar com a sua essência (quem eu sou?), é fundamental estar no presente, estar no aqui e agora. Com a mente calma, liste e analise as suas qualidades e virtudes, com por exemplo, a humildade, o carisma, a obediência, a honestidade, a fidelidade, a caridade… Como estas virtudes e qualidades estão presente na sua vida? Você tem praticado elas? Busque potencializar essas qualidades em sua vida.

  • Mantendo o foco no Ser, o próximo passo é refletir e responder às seguintes questões: 

    • Como tenho realizado as minhas escolhas? 

    • O que me faz acreditar que a vida vale a pena? 

    • O que te faz feliz? 

    • O que preenche seu coração? 

    • O que faz sentido para você? 

    • Qual é a sua paixão? 

    • Pelo que você gostaria de ser lembrado?

    • Que legado quer deixar para os seus?

  • Após refletir e analisar as respostas aos questionamentos internos sugeridos acima, o próximo passo é uma construção analítica da missão de vida. A missão de vida é o papel que você desempenha no mundo. Ela é a estrela guia,  que vai nortear as rotinas e conduzir a vida. A missão de vida te identifica com o mundo de uma forma mais completa e plena, com sentimento pelo existir e realizar, com satisfação e gratidão. É o diferencial na vida do indivíduo refletindo aos demais e ao seu entorno.

Qual é a sua missão de vida? 

O propósito de vida é a força interna que brota da criança interior. Ele é a base necessária, fonte de energia e de motivação que impulsiona para a realização dos sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Qual é o seu propósito de vida?

Esse processo de reflexão vai proporcionar momentos de conexão mais profundas com a essência do teu Ser. 

  • Desse processo de conexão interna gerada, a partir das respostas que brotaram do teu Ser, a sugestão é construir de um plano de vida. Este assunto, será abordado num próximo artigo. 

Permita-se compreender sua missão de vida, ela vai lhe apontar a direção, os caminhos, para que você possa entrar em ação, com mais assertividade e sentimento de pertencimento. Tenha fé! Entregue-se! O que é seu, está guardado para você! 

O universo vai te presentear com o que há de mais maravilhoso, conforme a profundeza do teu Ser! Conforme seu desejo e sua vontade, com base nos seus atos. Assim será teu destino, comandado pela tua essência, pelo teu Ser! Dedique-se a você, o universo retribuirá!!

“Potencialize as suas qualidades e virtudes e desfrute de uma vida plena e abundante!!”


📌 Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Luiz Augusto Burei | Rosecleia Burei Presa

Equipe Agroburei Agribusiness

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você