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Qual a diferen√ßa entre lucro e faturamento? ūü§Į

Qual a diferen√ßa entre lucro e faturamento? ūü§Į

Entender cada aspecto de uma empresa é importante para evitar problemas e erros na gestão do negócio. Isso envolve também saber a diferença entre fatores como lucro e faturamento. Afinal, o que significa cada um e o que um tem de diferente do outro? Por que alguns empresários confundem esses termos?

Para quem busca gerir uma empresa é fundamental ter o mínimo de conhecimento em alguns termos do setor contábil. Embora a maioria deles seja de fácil compreensão, muitos causam confusão pela similaridade dos nomes. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre eles.

Faturamento


O faturamento ou receita bruta é a soma de todos os valores arrecadados por uma empresa por meio da realização de sua atividade comercial. De uma maneira simplificada, é todo o dinheiro que entra na sua empresa pela venda dos seus produtos ou serviços.

O faturamento de uma empresa pode ser dividido em bruto e l√≠quido. Para calcular o faturamento bruto √© preciso multiplicar o pre√ßo de venda do produto pelo total de produtos vendidos em determinado per√≠odo. Por exemplo, uma loja vendeu 1000 √≥culos no m√™s de setembro a R$20,00 cada. O faturamento bruto da loja seria de R$ 20.000. J√° o faturamento l√≠quido √© igual ao faturamento bruto menos as dedu√ß√Ķes das vendas e impostos incidentes sobre elas. Enquanto que o faturamento m√≠nimo que a empresa deve ter para pagar os custos fixos e vari√°veis √© chamado de ponto de equil√≠brio.

O c√°lculo correto do faturamento de uma empresa √© essencial para que os impostos pagos n√£o sofram distor√ß√Ķes, evitando eventuais penalidades pela Receita Federal.

Além disso, fazer a projeção do faturamento facilita a previsão das despesas. Dessa forma, você consegue conferir se a receita esperada dará conta das despesas.

O faturamento tamb√©m pode ser um indicativo de que a empresa √© uma boa op√ß√£o para futuros investidores e possibilita uma dire√ß√£o estrat√©gica, pois fornece metas com n√ļmeros e prazos.

Lucro

O lucro √© o faturamento menos as despesas e custos do neg√≥cio. O lucro pode ser dividido em normal e econ√īmico. No primeiro caso, √© a quantidade que um neg√≥cio precisa para se manter vivo. J√° o lucro econ√īmico, √© o resultado da diferen√ßa entre a receita total que entra na empresa e todos os seus custos. J√° a margem de lucro representa o valor em porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou servi√ßo. Dessa forma, √© poss√≠vel calcular o pre√ßo final de comercializa√ß√£o do produto e otimizar as vendas. Para calcular o lucro √© preciso entender a din√Ęmica da sua empresa, pois cada setor do mercado tem uma margem de lucro distinta.

Lucro econ√īmico
O lucro econ√īmico pode ser utilizado como um instrumento da gest√£o da empresa, uma vez que em seu c√°lculo entram pontos cruciais para a tomada de decis√Ķes. Podemos dizer que o lucro econ√īmico demonstra de uma forma mais real o resultado da empresa e a localiza√ß√£o dos potenciais problemas, por exemplo. Dessa forma, √© poss√≠vel ter uma melhor perspectiva do futuro do empreendimento.

Faturamento X Lucro


De uma forma objetiva, a diferença é que o faturamento é igual à soma de toda a receita que entra na empresa. Já o lucro é a soma desse mesmo valor menos os gastos que o negócio terá.

Conhecer a diferen√ßa entre o faturamento e o lucro √© essencial para o planejamento financeiro, pois √© ele que mostra como est√° a ‚Äúsa√ļde‚ÄĚ da sua empresa. Lembre-se de que um faturamento alto nem sempre √© sinal de que a empresa est√° atingindo um lucro desejado. Exemplificando, algumas empresas se enganam ao achar que um alto faturamento mensal √© sin√īnimo de lucro, certo? Por√©m, √© preciso verificar se as despesas do empreendimento s√£o superiores ao faturamento a fim de se evitar preju√≠zo financeiro. Ou seja, o faturamento n√£o √© o n√ļmero real do lucro da empresa!

Assim, o faturamento √© um dado essencial na elabora√ß√£o de estrat√©gias significativas √† empresa. Ele √© utilizado como um par√Ęmetro de vendas, onde √© poss√≠vel determinar como est√° a produ√ß√£o, identificar o interesse do consumidor em determinado produto e planejar novos ciclos de trabalho.

Como vimos, os dois termos podem indicar como est√° a sa√ļde financeira do seu neg√≥cio. Portanto, n√£o basta que as vendas aumentem e o faturamento cres√ßa, √© preciso ficar de olho na lucratividade. Dessa forma, a gest√£o financeira deve fazer um bom planejamento que vise a√ß√Ķes peri√≥dicas do faturamento e custos das opera√ß√Ķes.

A partir desse conhecimento √© poss√≠vel realizar o controle financeiro com a√ß√Ķes eficientes a fim de se obter resultados positivos.

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