[ editar artigo]

Qual o seu perfil empreendedor

Qual o seu perfil empreendedor

Você que sonha em um dia trabalhar por conta própria já sabe que é preciso muita coragem e disposição, afinal, ninguém nasce sabendo tudo, não é mesmo? Para isso, ter um perfil empreendedor faz toda a diferença no mercado de trabalho e para o seu processo de crescimento, o autoconhecimento é um dos ingredientes mais importantes.

Entrar no universo do empreendedorismo é assumir desafios e explorar habilidades próprias, ter visão e determinação. Muitas pessoas têm vontade de iniciar seu próprio negócio, mas esbarram na insegurança e acabam nem dando o primeiro passo.

Vamos apresentar aqui algumas características comuns no perfil do empreendedor, porém o SEBRAE possui uma ferramenta muito útil para te ajudar neste processo o ICODE, com ele você conseguirá descobrir seus pontos fortes e saber qual o melhor direcionamento para impulsionar o seu sonho ou seu negócio, caso já o tenha. Vamos às características, então?

Entusiasmo

Pode-se dizer que esta é uma das principais características de um empreendedor de sucesso. A paixão pelo que faz mantém o foco e determinação, gerando qualidade de vida e satisfação não só profissional, como pessoal.

Fica muito mais fácil se dedicar quando está motivado e entusiasmado e contagiar à todos a sua volta com a boa energia colocada no seu negócio.

Pró-atividade

Um empreendedor só terá receita se trabalhar, portanto quando você decide abrir seu próprio negócio, não pode ficar parado. É preciso iniciativa e planejamento, antecipar as demandas e não esperar que elas aconteçam e daí então tomar uma decisão.

A proatividade é um hábito que deve ser desenvolvido e cultivado para que você obtenha sucesso em seu negócio. Pessoas atentas e dispostas conseguem ver a frente e conseguir resultados mais rápidos.

Liderança

Um bom profissional que pretende ter o próprio negócio entende que ser um líder é bem diferente de ser um chefe. Liderar é a habilidade de inspirar e motivar ações em grupo de pessoas, valorizar a opinião e vontade do grupo sempre que possível, sempre incentivando a proposta de ideias.

Você conhece os principais Estilos de Liderança? Saiba mais

Ética

Ética é um conjunto de valores e princípios que orientam as relações dos indivíduos uns com os outros. Ou seja, para ser um empreendedor sério e competente é preciso cumprir com o que prometeu ao seu cliente e aos seus funcionários.

Manter tal postura faz com que você adquira o respeito e credibilidade de todos que estão a sua volta, sem passar por cima de ninguém, sempre preocupado com a honestidade e transparência.

Criatividade

Neste ponto muitas pessoas que querem empreender ficam receosas, pois pensam que não são criativas o suficiente, mas não se preocupe, a boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada. É possível estimular seu cérebro através de meditação, prática de esportes e estar sempre aprendendo algo novo, assim poderá desenvolver uma mente empreendedora e criativa.

Perseverança

Não desistir com as adversidades que podem surgir no seu trajeto. Para manter a motivação, é importante estabelecer metas viáveis e objetivos bem traçados.

É preciso estar disposto a enfrentar o desconhecido, vencendo os desafios e aprendendo dia após dia. 

Um perfil empreendedor reúne características que podem ser desenvolvidas ou aprimoradas buscando sempre o objetivo do sucesso do seu negócio.

Não deixe de conferir qual o melhor caminho empreendedor para você! Com um perfil empreendedor traçado, fica mais fácil tomar decisões e identificar o seu ponto de partida.

Acesse o ICODE neste link e potencialize ao máximo os resultados da sua empresa.

Um abraço e até a próxima!
Franciele Dulla 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Franciele Dulla
Franciele Dulla Seguir

"Levar os clientes a alcançar Sucesso é um grande desafio, por isso entender as dores, experiências e jornadas dos clientes são fundamentais." Formada em Administração de empresas, especialista em relacionamento e Sucesso do Cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você