[ editar artigo]

Quero iniciar meu negócio!

Quero iniciar meu negócio!

Quando se tem uma ideia de negócio, podemos listar algumas dificuldades relatada pelo futuro empreendedor:

Tenho uma ideia de negócio, mas por onde começo?

Importante que o empreendedor faça pesquisas sobre o segmento que escolheu: comércio, indústria ou prestação de serviços, e também sobre o ramo da atividade específica. Essa pesquisa aborda as informações de como o mercado funciona, quais as dificuldades, necessidades, pontos fortes e fracos. A partir dessas informações o empreendedor poderá fazer a sua análise, e isso auxiliará a definir e traçar a sua forma de atuação no mercado.

Como faço o planejamento?

Quanto mais planejamento menor o risco, planejar é organizar as ideias, definir cada passo do seu negócio, pensar em cada parte da gestão funcionando ao mesmo tempo.

Finanças: mensurar o valor do investimento inicial para montagem do negócio, valor de manutenção mensal (custos mensais), cálculo do preço de venda, quanto vai custar o meu produto ou serviço, quanto será o meu lucro. Essas respostas serão obtidas fazendo um planejamento financeiro.

Organização: Definir os controles organizacionais necessários, como será a rotina da empresa, relacionar todas as atividades e tarefas, inclusive as que serão executadas pelo empresário.

Com o processo organizacional definido é possível saber a necessidade ou não de contratar colaboradores e qual será a atribuição de cada um, assim como acompanhar os resultados através da rotina e procedimentos estabelecidos.

Mercado: Conhecer o público alvo (consumidores), Concorrentes e Fornecedores.

Pensar e traçar um perfil dos seus futuros consumidores; será pessoa física ou empresas, qual a região, o poder de consumo; como apresentarei o produto/serviço e com essas definições será possível identificar as melhores formas de abordagem, divulgação, marketing e relacionamento com os clientes.

Conhecer os concorrentes: onde estão, quem são, como atuam, como se comportam no mercado.

Fornecedores: o que oferecem, prazos, qualidade, comprometimento.

Como ter um planejamento financeiro eficaz na sua escola? - Escolaweb

Qual deve ser o porte da minha empresa e quanto pagarei de impostos?

O futuro empreendedor não precisa ser “expert” em constituição de empresa ou regime de tributação; porém é importante que tenha o conhecimento básico e acompanhe o processo de formalização e controles de legislação e impostos mensais.

O que determina o porte da empresa são alguns fatores: o faturamento mensal, a atividade que vai exercer, se terá ou não sócios e o capital social.

Com exceção do MEI-Micro Empreendedor Individual, os demais portes necessitam de um contador responsável, que fará a constituição da empresa, os impostos incidentes, as vistorias necessárias, alvará, documentação e acompanhamento fiscal e tributário.

 O MEI é desobrigado de ter um contador instituído, mas assim como os demais portes de empresas, tem a legislação á seguir, vistorias, imposto á pagar, obrigatoriedades; e cabe ao empresário realizar os processos.

 

Estas são algumas dúvidas iniciais, e é certo que no decorrer da jornada de ser empresário surgirão outros questionamentos. Por isso: pesquisar, buscar conhecimento, informações, orientações é de grande valia e fortalece o empreendedor a fazer as escolhas mais assertivas.

📌 Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

Um abraço e até a próxima

 

Maria Oliveira

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você