[ editar artigo]

Nos dias atuais o que é indispensável para ser um empreendedor vencedor?

Nos dias atuais o que é indispensável para ser um empreendedor vencedor?

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, neste ano de 2020, considerando o período até a primeira quinzena de junho, de cada 10 empresas que fecharam no país, 4 foram em decorrência da pandemia ocasionada pelo COVID-19. Ao total foram 1,3 milhão de empresas que encerraram suas atividades temporária ou definitivamente.

Isso nos remete a uma questão mais aprofundada: de fato a questão chave está nos fatores externos derivados da pandemia ou será que as razões podem estar intrinsecamente ligadas ao modelo de gestão que a empresa adota? Qual é capacidade de inovação do empreendedor  frente a situações inesperadas e fora de seu controle?

A pandemia chegou e desestruturou a economia, afetando nosso modo de vida, alterando as relações entre as pessoas, rompendo padrões. Causou, e ainda causa, um sentimento grande de insegurança e de instabilidade econômica. 

Ao olhar para este cenário instável, com muitas empresas deixando de operar, observamos também outras que se mantém no mercado e ainda há aquelas que conseguiram inovar neste cenário hostil. 

Para muitos indivíduos a pandemia e toda a transformação que ocorreu junto com ela, acabou por impulsionar uma inovação esperada ou não. Em alguns casos, ela antecipou fases que estavam apenas na etapa dos sonhos, da projeção futura. A necessidade de uma resposta a essa turbulência para muitas pessoas e empresas foi interpretada positivamente. O segredo desta diferença de interpretação e ação perante o cenário, acredito que está diretamente relacionada com o modelo mental do indivíduo.

Segundo a Teoria visionária de Filion, “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. O imaginar, está conectado ao sonho de empreender, de realizar, de conquistar os objetivos de vida, que podem estar ligados a sua missão de vida. O desempenho de uma empresa e a sua melhor performance estão condicionados a quantidade de energia positiva e criatividade que são inseridas no dia a dia do empreendedor. As energias pró-ativas emergem no empreendedor com mais potência, quando ele identifica a sua missão de vida. Assim, motivado por ela, planeja e executa ações práticas em seu dia a dia. 

Empreender vai além de realizar investimentos financeiros num novo negócio. As características de um indivíduo empreendedor se revelam na sua capacidade criativa e inovadora. O empreendedor tem atitudes pró-ativas e desenvolve novas opções de futuro, coloca energia em algo que ainda não se materializou. Mas como nada que está só no plano dos sonhos se materializa pelo simples fato de ter sido projetado, o verdadeiro empreendedor põe a mão na massa, incorporando aos seus sonhos suas atitudes: ele realiza.

Segundo Roberto Shinyashiki:

“O Poder em realizar esta sempre no Fazer”.

Para que se tenha um comportamento empreendedor pró-ativo faz-se necessário construir um modelo mental vencedor. Na construção (ou reconstrução) deste modelo mental vencedor, alguns passos são fundamentais. 

  • Conhecer e desenvolver a inteligência comportamental e a inteligência emocional. Como tomo minhas decisões? Quais são os fatores motivadores nas minhas decisões?

  • Outro passo essencial é conhecer sua missão de vida. Quem sou eu? Para que eu vim ao mundo? Qual a motivação que me faz sair da cama toda manhã? 

  • Construir um plano de vida, ter de forma consciente um caminho a ser percorrido. Este é um passo concreto. Neste, inclui-se o pessoal e o empresarial. Onde e Como quero estar daqui 5, 10,15...anos? 

  • Acompanhar a evolução conforme planejado no plano de vida. Essa talvez seja a principal atitude, aquela que de fato vai mensurar se a energia dispensada na construção valeu a pena. 

O processo de construção de um novo modelo de vida perpassa por fases distintas e de grande relevância para a construção de um modelo mental vencedor. Não basta somente identificar a necessidade de melhorias, é necessário planejar as ações e atividades de forma condizente com a realidade. 

É nesta linha de construção engajada ao monitoramento que fazemos um convite a você. Periodicamente estaremos contribuindo nesse debate, através de artigos. Todos os nossos artigos, tem como objetivo expor aos leitores, alguns comportamentos que tivemos o privilégio de identificar em empreendedores que obtiveram sucesso em sua vida, em sua empresas, nesses mais de 23 anos de experiência.

Nos próximos momentos de discussão, vamos aprofundar os pontos principais do comportamento empreendedor que tem como modelo mental ser um vencedor na vida. 

Desejo que você deguste com sabedoria cada dica/sugestão aqui descrita. 

📌 Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

Luiz Augusto Burei | Rosecleia Burei Presa

Equipe Agroburei Agribusiness 

 

REFERÊNCIAS

IBGE. Pesquisa Pulso Empresa: Entre as empresas que estavam fechadas na 1ª quinzena de junho, 39,4% encerraram atividades por causa da pandemia. Disponível em: Agencia de noticias, ibge Acesso em jul. 2020.

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você