[ editar artigo]

Websérie Vida de Empreendedor - Quais caminhos quem quer empreender deve seguir?

Websérie Vida de Empreendedor - Quais  caminhos quem quer empreender deve seguir?

Você sabia que o Sebrae/PR criou uma Websérie focada na história de 3 empreendedores, mostrando os caminhos que eles percorreram, desafios e conquistas de cada um? Se você ainda não sabe, hoje eu vou te contar um pouquinho sobre essa linha do tempo desses empresários, da idéia de negócio até a formalização e os planos de expansão.


 


 

A Websérie Vida de Empreendedor do Sebrae/PR conta a vivência de 03 empreendedores , de segmentos distintos, sobre 05 etapas importantes que percorreram para alcançar o sucesso dos seus empreendimentos, incluindo os erros que tiveram  e as soluções que encontraram para não desistir.

 

Ideação 

No primeiro episódio você vai conhecer um pouco mais sobre o processo de ideação, como  surgiu a vontade de empreender em cada um dos participantes, e de onde vieram suas ideias para começar seus negócios. 

Se você quer empreender, muitas vezes o caminho mais fácil é começar fazendo algo que gosta. Escolha um ramo de negócio que tenha a ver com você, assim será muito mais fácil amadurecer a ideia e colocá-la em prática.

Engana-se quem pensa que para empreender é preciso uma ideia totalmente diferente, inovadora. Muito pelo contrário, muitos empreendimentos de sucesso partiram de ideias já existentes, assim como muitos negócios que se originaram de ideias pioneiras já quebraram. Mas como identificar uma ideia de negócio promissora? Esse é um assunto para outro episódio!

 

Validação

O empreendedorismo no Brasil é um assunto muito discutido, afinal 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio um dia e, com o cenário de pandemia, o número de empreendedores vem crescendo cada vez mais.

Mas para iniciar este sonho é preciso conhecer o cenário em que vai empreender, pois só assim é possível economizar tempo e dinheiro e aqui chegamos no tema deste segundo episódio: a validação. Lembra que comentei logo acima sobre saber se a ideia é promissora? É aqui que você vai descobrir!

A forma como a ideia é colocada no mercado pode levar ao sucesso ou ao fracasso do negócio, dependendo da visão do empreendedor ao definir sua forma de implementação. Muitas vezes, nós acreditamos que temos uma ideia genial ou totalmente inovadora, mas a verdade é que, em alguns casos, ela não é tão boa assim, ou não tem um potencial de venda tão grande como você imaginava. Por isso, pesquise seu mercado, crie enquetes com pessoas desconhecidas, receba feedbacks. E aqui vale perguntar sobre tudo hein?! Desde produto, nome, logo a preço.

 

Viabilidade Financeira

O sucesso de qualquer negócio depende de várias decisões que o empreendedor deve tomar antes de iniciá-lo, por isso, é importante encontrar os caminhos para que a sua ideia possa sair do papel, e um dos pontos mais importantes para isso é a viabilidade financeira.

Neste episódio você irá notar que o sonho de empreender não precisa ser muito audacioso. Com muita vontade, pé no chão e um plano de negócio bem definido, as chances de sucesso são ainda maiores.

 

Vida pessoal

A alta energia e motivação é algo que está presente no perfil empreendedor, geralmente atua com paixão pelo negócio e acredita no que faz. Além disso, é capaz de se motivar sem depender de estímulos externos.

Porém, empreender consiste também em muito suor, muito trabalho, abrir mão de lazer, família e outras coisas em busca de algo maior, da realização do seu sonho. Do que você já abriu mão para conquistar o sucesso do seu negócio? Venha ver nesse episódio como foi a caminhada dos nossos empreendedores para chegar onde estão!

 

Formalização e Expansão

Formalizar uma empresa é necessário para que ela exista legalmente, e seja reconhecida. Além disso, com a formalização você pode divulgá-la e, com isso, acessar novos mercados e clientes que não atingiria se fosse informal, desta forma poderá aumentar seu faturamento e crescer. 

E neste último episódio você vai saber se aquela ideia inicial deu certo, quais os percalços surgiram no caminho, quanto suor e noites sem dormir e como eles formalizaram e cresceram. O que posso te garantir é que você vai se entusiasmar com cada uma das histórias e ter ainda mais certeza de que você nasceu para empreender.

Acesse agora mesmo a Websérie Vida de Empreendedor e deixe aqui nos comentários o que achou e como o Sebrae pode te ajudar!



 

 

 

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Betina Lima
Betina Lima Seguir

Produtora de Experiências

Ler conteúdo completo
Indicados para você