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Saiba como fazer uma campanha de incentivo com sua equipe de vendas

Saiba como fazer uma campanha de incentivo com sua equipe de vendas

Uma equipe de vendedores motivada consegue vender bem em qualquer situação, seja ela uma baixa temporada ou até uma crise no mercado nacional. Mas manter esse importante time da sua empresa estimulado nem sempre é fácil, pensando nisso nós da Rede Home trouxemos, nesse post, conceitos básicos de uma das maneiras que melhor funcionam no mercado nacional e internacional para motivar times comerciais: Campanha de incentivo de vendas.

Mas o que é uma campanha de incentivo de vendas?

Geralmente, esse tipo de estratégia tem como objetivo aumentar as vendas em determinado espaço de tempo, a campanha busca motivar seus vendedores por meio de estímulos e premiações, individuais e colaborativas. Assim, seu negócio e seus vendedores ganham mais. 

Tenha um regulamento

O mais importante de uma campanha de incentivo de vendas são as regras, nelas você deve ser o mais transparente possível com os participantes e deve informar como vai funcionar a mecânica da campanha. Não se esqueça dos pontos chave: Duração da campanha, premiação, periodicidade da premiação (semanal, mensal, etc) e a forma de calcular o desempenho de cada participante.

Uma competição que todos ganham

Na maioria das campanhas de incentivo de vendas existe uma competição amigável entre todos os vendedores. Eles devem ganhar normalmente sua comissão de vendas,  receber estímulos para vender mais e almejar os prêmios para os melhores vendedores. Disponibilizar um ranking de vendas para os participantes é uma forma prática para que cada um acompanhe seu próprio desempenho.

#Dica: Premiar apenas o vendedor que vende mais pode causar mal estar entre os participantes. Então tenha um prêmio que só dependa do desempenho individual de um vendedor e outra premiação para o que vender mais. Por exemplo, se sua loja já trabalha com comissão você pode, durante a campanha, aumentar a porcentagem de comissão para todos e no final do incentivo dar um determinado prêmio ao que mais vendeu (Kit churrasco, viagem, eletrodomésticos, etc).

Você é a motivação!

Lembre-se que o sucesso da sua loja depende das vendas de seus produtos e da motivação de todos na loja, sejam eles donos, gerentes, vendedores ou outros funcionários. Se você não estiver motivado a sua equipe também não vai estar!

Comunidade Sebrae
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