[ editar artigo]

A estratégia do Oceano Azul

A estratégia do Oceano Azul

Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras”

Essa frase parece totalmente sem sentido num primeiro momento, correto? A resposta depende, pois de acordo com os estudiosos chinês Chan Kim e a francesa Renée Mauborgne, em seu livro A estratégia do oceano azul, essa parece ser a solução para as empresas crescerem.

O livro nos mostra a diferença entre dois cenários distintos chamados de Oceano Azul e Oceano Vermelho.

No Oceano Azul a estratégia gira em torno de escolher um negócio no qual poucas empresas atuam, ou seja, pouca concorrência ou quase nenhuma, assim como num oceano azul profundo e calmo. Um sonho, não?

Já no Oceano Vermelho a estratégia gira em torno da alta competitividade, sofrendo pressões por todos os lados, grupo que reúne todas as indústrias existentes hoje.

Olhando assim com certeza o Oceano azul é uma opção melhor. Mas pera aí, como eu vou entrar num mercado novo e começar do zero, fora dos limites tradicionais com os quais eu estou acostumado e sair da minha zona de conforto?

Com planejamento, orientação e conhecimento do mercado onde você atua ou pretende atuar. Isso irá te ajudar a agregar valor ao seu produto ou serviço e a despertar a vontade do consumidor por ele.

E aí pronto para nadar em águas mais calmas?

Caso queiram saber mais sobre o livro, fica a dica desse link de leitura:

https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/o-que-e-estrategia-do-oceano-azul-e-como-ela-pode-ajudar-sua-empresa-187/

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você