[ editar artigo]

Feira do Mei Alavanca para Microeemprendedores

Feira do Mei 
Alavanca para Microeemprendedores

 

Você já se pensou microempreendedor?  Em quais as oportunidades para este empresários existentes? Em como criar um ambiente de negócios favorável?  Como oferecer mais conhecimento, e ao mesmo tempo engajar ?

Tudo começou em 2018, no pequeno município de Mariópolis, aonde eu Solange Luza atuo como Agente de Desenvolvimento capacitada pelo Sebrae /PR,  desde de 2017.  Sempre muito entusiasmada, e buscando formas , as mais diferentes formas, de engajar os microempreendedores a se capacitarem , qualificarem e nada , nada acontecia. Eram salas de capacitações vazias,  nada que fazia conseguia atraí-los.

Até que um belo dia fui aguçada pela consultora do Sebrae,  Vanyeli Cirino, que atende a sala do empreendedor de nosso município a realizar a primeira Feira do Mei.  Fiquei muito motivada , para quem me conhece, isso é ótimo, hehehe , pois com certeza iria encarar com todas as minhas energias. 

Então começamos a estruturar o evento ( pois se tornou um grande evento , como vocês irão ver mais a frente), mas o meu desafio ainda era engajar, como trazer os microempreendedores para encarar este desafio comigo?

Ficamos vários dias  pensando e pá veio a seguinte ideia : criarmos um evento de 2 dias, sem custo de estrutura,  divulgação  empresarial, com atrativos musicais, play ground, muita cultura, gratuito aos participantes e eles como troca deveriam participar de 4 capacitações que realizaríamos até o dia da realização da feira, estar em dia com suas mensalidades , ter seu alvará e licença sanitária vigente e criar seu estande bem ornamentado para os dias.

Foram 11  microempreendedores inscritos, porém  para as capacitações cada um levou seus parentes e amigos que iriam auxiliar na feira , e isso gerou salas com mais de 20 pessoas capacitadas .. isso já foi uma conquista daquelas.

A receita dos Mei's participantes, aumentou em mais de 25 % no seu faturamento mensal , extrapolando as expectativas iniciais, o ambiente de negócios se tornou muito favorável, fortalecendo  os potenciais de cada  empresa que por ali passaram ,  e motivando novas e fomentando a economia para mais de 3000 mil pessoas que visitaram os dois dias de feira.

Com certeza foi um passo grandioso e conseguimos neste ano de 2019 , atrair mais de 20 empresas para a feira , aumento de mais 35 % no faturamento das empresas participantes, e visitação de mais de 5000 mil pessoas nos dois dias do evento.  Além de salas de cursos, palestras e oficinas lotadas.  

Resultado de engajamento e de acreditar , que sempre é possível fazermos mais.

 

 

 

 

Comunidade Sebrae
Solange Luza
Solange Luza Seguir

Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Mariópolis Diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo Gerente da Agência do Trabalhador Arquiteta e Urbanista

Ler matéria completa
Indicados para você