[ editar artigo]

Fomenta Araucária

Fomenta Araucária

O Espaço do Empreendedor de Araucária, o Sebrae/PR e outros parceiros realizaram dois dias de atividades (17 e 18/09) visando capacitar empreendedores de Araucária para participar do processo de compras do poder público e também promover o encontro desses empreendedores com empresas interessadas em fazer negócios. O "Fomenta Araucária" faz parte das estratégias de apoio aos pequenos negócios e desenvolvimento local previstos no Programa AVANÇARAUCARIA.

 

 

Durante o Fomenta houve o lançamento oficial do Escritório de Compras de Araucária; o primeiro da região. O serviço já funciona no Espaço do Empreendedor e visa o apoio que empreendedores locais estejam melhor capacitados para participar das licitações do poder público local e de outras cidades brasileiras. Esse apoio da Prefeitura é gratuito e busca capacitar, aumentar a competitividade dos empreendedores locais e ampliar possibilidades de negócios para estimular cada vez mais a geração de renda no município. 

A Rodada de Negócios foi outro momento importante na programação do evento. Empreendedores locais tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho a empresas interessadas em fechar negócio. De acordo com o Sebrae/PR, participaram da Rodada de Negócios 12 grandes empresas (aqui se inclui órgãos públicos como Prefeitura e Câmara) interessadas em comprar de 49 pequenas empresas do município.

 

Representando a área comercial de uma empresa de peças para manutenção industrial, Adriana Moura Leal contou que foi a sua 1ª participação em uma Rodada de Negócios e que viu essa oportunidade como uma possibilidade de abrir espaço para negócios. "É uma boa oportunidade de ter contato com grandes empresas compradoras em potencial. Elas estavam abertas a nos ouvir", comentou satisfeita. Outro que participou desse momento foi Izequiel Andrade Santos. Com uma empresa familiar da área de pintura industrial, ele destacou a importância de estreitar relações com grandes compradores. "Você tem oportunidade de fazer negócio dentro do município e de ter um contato mais próximo. O que é muito importante é esse contato [com as grandes empresas]", explicou.

A programação do Fomenta Araucária incluiu ainda uma palestra com Rafael Sérgio de Oliveira, procurador federal da Advocacia-Geral da União e fundador do portal L&C - licitacaoecontrato.com.br . Entre os pontos abordados na palestra esteve os diferentes tratamentos dados aos pequenos negócios em alguns países. Um dos exemplos citados foi o dos Estados Unidos, onde o estímulo aos pequenos empreendedores faz parte de uma importante estratégia para geração de emprego, renda e desenvolvimento. Servidores municipais também participaram de uma oficina que teve como destaques a importância da desburocratização e a legislação relacionada ao processo de compras.

Apoio permanente - Os empreendedores de Araucária contam com diversas formas de apoio dentro da estrutura do Espaço do Empreendedor de Araucária. Da parte da formação, é possível participar de oficinas gratuitas para saber mais sobre legislação, documentação e participação nas concorrências públicas. O Espaço do Empreendedor também oferece suporte para quem precisa regularizar a sua empresa ou ter as orientações sobre outros assuntos de interesse (incluindo documentos e tributos). Esse tipo de apoio também se estende a produtores rurais. 

 

 

Comunidade Sebrae
Eliezer Cordeiro
Eliezer Cordeiro Seguir

Apaixonado pelo desenvolvimento municipal, entusiasta da política pública da inclusão econômica do micro empreendedor individual, sonhador como a maioria dos agentes de desenvolvimento, e focado nas ações de inovação para os MEIS.

Ler matéria completa
Indicados para você