[ editar artigo]

O medo do Cliente Oculto

O medo do Cliente Oculto

Resolvi escrever sobre um sentimento que muitos têm, mas poucos têm coragem de assumir, o medo do famoso cliente oculto da sala do empreendedor.

Desde o ano de 2017, início da certificação das salas do empreendedor com selo de referência em atendimento, os atendentes passaram a perseguir diversas atividades a fim de concluir com êxito as tarefas, produzir evidências e ainda ganhar uma pontuação para o selo.

Podemos afirmar que a certificação foi capaz de fazer as salas do empreendedor melhorar suas estruturas, suas programações de atividades e capacitações, o modo de atender, a capacitação de seus atendentes, entre outras coisas.

No entanto há uma competência avaliada para a certificação que tira o sono de muitos atendentes da sala do empreendedor, é o pilar “Atendimento ao Cliente e Estrutura Física”, pois esta avaliação é realizada pelo cliente oculto.

Este cliente oculto, como bem diz o seu nome é aquela pessoa que não sabemos se homem ou mulher, se jovem ou mais de idade, se bem ou mal humorado, se vem de manhã ou tarde, comunicativo ou calado, entre tantas questões fica uma certeza, atendemos e nunca sabemos o certo que realmente é o tal do cliente oculto.

Este medo deste cliente que não é mais importante que os demais, pois devemos nos dedicar e atender bem a todos aqueles que buscam os serviços da sala do empreendedor, devemos sobre tudo nos dedicar a dia após dia e desenvolver habilidades de se comunicar bem, de informar melhor, de ser capaz de entender as necessidades daqueles que buscam ajuda e oferecer a melhor solução.

As avaliações do cliente oculto nos anos de 2017 e 2018 no Espaço do Empreendedor de Araucária foi o divisor de águas para uma mudança na postura do nosso atendimento. Receber a devolutiva do SEBRAE/PR nos ajudou a criar um roteiro do atendimento capaz de auxiliar o atendente, mas principalmente oferecer ao empresário um atendimento padrão e cheio de informações com qualidade.

Para conseguir este atendimento, adotamos em todos os atendimentos um material desenvolvido pelos próprios atendentes, que tem a versão expressa e virtual, que leva o título de “QUERO SER MEI” (disponível para download), material este que teve a base em muitos outros materiais do SEBRAE, com ele o atendente vai percorrendo as suas informações e assim concluindo o atendimento, que ao término entrega ao futuro empresário este material para que ao chegar em casa ele seja capaz de relembrar o atendimento recebido.

Se oferecemos um atendimento melhor no ano de 2019 para o cliente oculto avaliar, ou melhor, se nosso atendimento melhorou para os empresários, disso temos certeza, porém o medo do cliente oculto continua, seja pelo fato de estar sendo avaliado por alguém que mal conhecemos, ou seja por não saber que dia e horário o cliente oculto passará em nossa sala do empreendedor, ou ainda ser mau avaliado na hipótese deste dia ser um dia atípico do atendimento, enfim com medo ou sem ele, nosso dia a dia é na busca de fazer o melhor, oferecer o melhor atendimento a todos que buscam os serviços do Espaço do Empreendedor.

Para fazer download do arquivo que usamos no Espaço do Empreendedor de Araucária, clique na imagem abaixo:

 

Comunidade Sebrae
Eliezer Cordeiro
Eliezer Cordeiro Seguir

Apaixonado pelo desenvolvimento municipal, entusiasta da política pública da inclusão econômica do micro empreendedor individual, sonhador como a maioria dos agentes de desenvolvimento, e focado nas ações de inovação para os MEIS.

Ler matéria completa
Indicados para você