[ editar artigo]

Transformação digital: o que é e como implantar?

Transformação digital: o que é e como implantar?

Muito se fala em transformação digital, mas quais são os benefícios e desafios para empresa? Como isso acontece na prática? Transformação nos remete a pensar em algo novo, ou seja, como a empresa enxerga o seu produto, o seu serviço e o seu cliente?

Muitos empresários pensam que é supérfluo investir em tecnologia, alguns imaginam que significa apenas melhorar os processos internos de gestão, de vendas ou de atendimento ao cliente. No entanto, transformação digital é muito mais do que isso.

O que é transformação digital?

É um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o seu desempenho, aumentar e conquistar melhores resultados em seus negócios. Mais do que uma mera inserção de ferramentas de tecnologia nos processos, é uma mudança estrutural nas organizações que confere à tecnologia um papel fundamental.

Investir em digitalização não significa encher a empresa de tecnologia da informação pura e simplesmente. Pelo contrário, envolve uma visão mais ampla da tecnologia e do impacto que ela pode provocar no negócio. O processo de transformação digital passa por esse estágio anterior, que precisa ser compreendido.

Como implantar transformação digital?

Quando falamos em implantar transformação digital, muitos empreendedores logo, imaginam que o processo é caro e está restrito apenas às organizações que possuem muito dinheiro. Acontece que esta transformação que estamos falando não se resume apenas a investimento financeiro, sim ela demora e consome dinheiro, mas não são apenas as empresas com muito dinheiro podem fazê-la.

A implantação é simples de ser feita. As novas tecnologias revolucionaram a nossa vida diária. Estão presentes a todo momento, deixam tudo mais rápido e com fácil acesso a um volume gigantesco de informações antes impensado. Tudo isso nos deixa acostumados com uma vida cada vez mais fácil e com mais comodidade. Qual o resultado? As pessoas estão mais exigentes e também mais distraídas, ou seja, há uma mudança de comportamento que impacta em tudo, inclusive no consumo de bens e serviços.

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você