[ editar artigo]

Biossegurança – cuidado necessário no dia a dia

Biossegurança – cuidado necessário no dia a dia

Se há uma herança que o Covid-19 nos deixará, com certeza uma delas será o cuidado com a biossegurança em nosso dia a dia.

Mas o que é Biossegurança?

É a observância de procedimentos de segurança na manipulação de organismos, com a finalidade de proteger o ecossistema e preservar a saúde e a vida humana. Em outras palavras, biossegurança pode ser entendida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade.

O livro Biossegurança: uma abordagem multidiscipinar, organizado por Pedro Teixeira e Silvio Valle, define que: "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados".

Todos os processos realizados na atividade do empreendimento precisam proporcionar segurança aos profissionais que o realizam, para as pessoas que tem interação com esses profissionais e para o ambiente. Biossegurança preocupa-se com as instalações físicas, com as práticas adotadas na realização das atividades, com os agentes biológicos aos quais há exposição e até mesmo com a qualificação da equipe de trabalho.

Questões importantes que devem ser observadas relacionados a biossegurança:

  • ACESSO DAS PESSOAS AOS LOCAIS: Quem pode entrar em cada área ou setor;
  • UTILIZAÇÃO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL): Luvas, máscaras, protetores de barba, gorros, óculos de proteção, viseiras, jalecos, protetores de calçados. A utilização desses EPIs deve ser observada, quando for o caso, tanto pelo profissional que está realizando o procedimento, quanto para o cliente ou paciente que está recebendo esse procedimento;
  • NORMAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS.

 

Alguns consideram a biossegurança como normas que dificultam a execução dos trabalhos, mas são essas regras que garantem a saúde das pessoas envolvidas e do restante da população. O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como lesões, transmissão de doenças e até mesmo epidemias.

CONTROLE DA SEGURANÇA BIOLÓGICA

  • Regras e práticas de biossegurança devem ser observados pelos estabelecimentos, em conformidade com as legislações vigentes e devem atender as necessidades e especificidades de cada setor. Atenção deve ser dada aos decretos publicados em relação ao setor envolvido, bem como às alterações que ocorrem nesses decretos no dia a dia;
  • Manuais internos devem ser elaborados por pessoas técnicas e qualificadas para tal;
  • As normas referentes aos processos realizados podem estar contidas em POP (Procedimento Operacional Padrão) e devem estar acessíveis para as pessoas envolvidas o consultarem. Um POP deve padronizar a execução de um processo de maneira a minimizar possíveis erros, desvios e variações, que contribuam para garantir as condições higiênico-sanitárias necessárias.

Um dos cuidados que deve ser tomado é com a contaminação cruzada, que é a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um local ou objeto contaminado, para um outro que não esteja contaminado.

Curiosidade: Um exemplo clássico de despreparo em relação à biossegurança foi o acidente com Césio 137 na década de 1980 em Goiânia, e é até hoje considerado um dos maiores acidentes radioativos do mundo inteiro.  Um aparelho de radioterapia foi abandonado em uma clínica desativada. O descarte inadequado causou consequências graves à população goianiense que ficou exposta à radiação, deixando quatro mortos, além de 249 pessoas contaminadas.

Enfim, a observação e implantação de normas e procedimentos adequados de biossegurança, a higienização correta das pessoas, dos utensílios e equipamentos, e do local, podem evitar riscos à saúde e à vida de todos.

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

André Azevedo - Consultor do SEBRAE/PR - Londrina/PR.

Saúde é nosso negócio

Comunidade Sebrae
André Araujo de Azevedo
André Araujo de Azevedo Seguir

Consultor - Sebrae/Pr atuando na Regional Norte em Londrina (PR). Formado em Administração de Empresas, com especialização em Economia de Empresas, MBA em Gestão Executiva de Pequenos Negócios, e MBA em Gestão Industrial e Manufatura Enxuta.

Ler conteúdo completo
Indicados para você