[ editar artigo]

Como gerenciar as finanças da minha clínica ou consultório.

Como gerenciar as finanças da minha clínica ou consultório.

Gerenciar as finanças em uma clínica ou consultório  é muito desafiador até mesmo porque há uma confusão sobre o que é trabalho e funções administrativas, com o que é responsabilidade do financeiro.

Na maioria das organizações a mesma pessoa fica responsável pelas funções administrativas e financeiras, e se isso está ocorrendo com a sua empresa, você deverá reservar um horário no dia especialmente para as funções financeiras.

Importante salientar que a Gestão da empresa passa pelas áreas de MKT/Vendas, RH, operacional/atendimento e finalmente o financeiro.

Falando especificamente da área financeira devemos dividir nossas funções em três responsabilidades:

Primeiro: verificar o caixa/banco diariamente e realizar a conciliação, atualizar o fluxo de caixa e sempre realizar o planejamento da próxima semana.

Segundo: elaborar o DRE no fim do mês e atualizar os indicadores.

Terceiro: realizar a reunião com todos os envolvidos pela direção, apresentar os indicadores e propor soluções e melhorias.

Após o financeiro executar as responsabilidades citadas, aí sim pode se dedicar as funções administrativas.

Vou sempre deixar ao final de cada artigo os Pontos principais para uma boa Gestão Financeira.

Pontos importantes para o sucesso na Gestão Financeira:

  • O profissional/Empresário deve definir um Salário Fixo, assim as sobras realmente se tornam lucro para a clínica para fazer frente aos investimentos;
  • Contratar um Profissional específico para a área financeira e não utilizar a equipe de atendimento para executar as tarefas financeiras;
  • Investir em Tecnologia através de que equipamentos e softwares;
  • Criar Indicadores Econômicos e Financeiros, sem deixar de esquecer dos indicadores de Gestão, RH e MKT, que complementam a análise;

Concluindo lembre-se que a atitude, o comprometimento e monitoramento são fundamentais, além de ser o exemplo para todos na equipe.

Sidebel Serrato, consultor de gestão e finanças.

consultoria@sercomtelcom.br

43 98402 - 7077

Saúde é nosso negócio

Comunidade Sebrae
Sidebel Da Silva Serrato
Sidebel Da Silva Serrato Seguir

Economista formado pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, especialista em estratégias financeiras e gestão nas organizações. Atua há mais de 20 na área de consultoria financeira e Gestão, instrutor e consultor credenciado do Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você