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Inovação nos Serviços de Saúde - Tecnologia e cuidado com o paciente devem caminhar juntos

Inovação nos Serviços de Saúde - Tecnologia e cuidado com o paciente devem caminhar juntos

O tema inovação na saúde é exaustivamente debatido e não somente pelos profissionais da área. Afinal, todos somos usuários.

O que se percebe na maioria das vezes é que a inovação nos serviços de saúde é entendida como “equipamentos modernos”.  

Mas será que somente com equipamentos modernos teremos um consultório ou clínica competitivo nos próximos anos?

Ninguém questiona a importância da atualização tecnológica, no entanto, quando falamos em serviços de saúde é importante lembrar que o que faz a diferença são as pessoas, seja o profissional de saúde que irá realizar o atendimento como também toda a equipe de apoio, como a secretária ou auxiliar por exemplo.

Então, o profissional de saúde deve estar atento para que toda a equipe esteja devidamente treinada e preparada para o atendimento e não esperar que a satisfação do paciente se dê apenas por passar por um equipamento moderno.

Alguns pontos valem ser relembrados:

1- Treine toda a equipe:

 Todos os funcionários devem ser treinados, não somente tecnicamente, mas também em comunicação e atendimento, afinal, independente do serviço executado, quem se relaciona com o paciente em algum momento do processo deve ter condições de fornecer informações e realizar encaminhamentos.

2 – Não prometer mais do que oferece

Um dos principais pontos de insatisfação dos clientes é a diferença entre expectativa e realidade. Muitas vezes o serviço oferecido foi de qualidade, mas o nível de expectativa criada foi tão grande, que se torna difícil satisfazer. Temos que nos esforçar para atrair clientes, no entanto, não prometa mais do que pode cumprir. O risco definitivamente não compensa.

 

3- Equipamentos são comodities

Focar a sua estratégia de comunicação somente na atualização tecnológica pode não ser a melhor das decisões. Muitas vezes o paciente abre mão de um equipamento ultra moderno para receber um bom atendimento. O cuidado e a atenção agregam valor à tecnologia.

 

4- A equipe é a “cara” do profissional de saúde

Seus funcionários e parceiros atuarão de acordo com os valores da sua empresa. Então, se você não tolera atrasos por exemplo, isso deve ser claro para todos. Os valores da empresa (e não diga que um consultório ou clínica não é uma empresa), além de ser conhecidos devem ser vividos por todos da equipe.

 

Na dúvida pense em como você gostaria de ser atendido. Esse é um bom ponto de partida para saber se está no caminho certo.

 

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Simone Millan Shavarski

sshavarski@pr.sebrae.com.br

 

 

 

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Simone Millan
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Administradora. Especialista em Empreendedorismo, Finanças e Comunicação com o Mercado. Consultora e gestora de Projetos do Sebrae Paraná.

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