[ editar artigo]

Portas se fecham, janelas se abrem

Portas se fecham, janelas se abrem

O mercado da saúde global vem passando por grandes transformações ao longo da última década. Mega fusões, incorporações, diluições, entre outros, no âmbito mundial. Constante pressão sobre tabelas de reembolso, exigências e custos regulatórios crescentes, “commoditização" de vários setores, encurtamento da cadeia distribuidora, são outros aspectos no âmbito nacional.

O cenário econômico e politico do Brasil por si só já eram suficientes para tirar o sono de qualquer empreendedor do setor há algum tempo. E então entramos na era do Covid-19! Para muitos, certamente, a situação pode ser de desestímulo, mas vamos avaliar outros ângulos?

Emergiremos numa nova realidade

Enquanto várias portas vinham se fechando para o produto nacional ao longo deste período, o novo cenário Brasileiro e mundial que se descortina, talvez abra as janelas para um novo mundo de oportunidades, que não eram possíveis no cenário da saúde, conforme o entendíamos até há poucas semanas.

A atual taxa cambial, as possibilidades de obtenção de financiamentos com taxas de juros nunca antes vistas nestas terras, as mudanças de mentalidade quanto ao consumo local e consumo do pequeno, que começam a tomar força, são oportunidades que devem ser muito bem avaliadas no planejamento estratégico das empresas neste novo ciclo econômico que se instaura na humanidade.

A velocidade de adaptação das pequenas e médias empresas aos novos valores de sustentabilidade, responsabilidade social, economia circular e personalização tanto de produtos quanto de serviços começam a fazer frente relevante ao poderio econômico de mega corporações, outrora dominantes no setor. E os fatores qualidade e personificação de atendimento passam a ter peso suficiente para influenciar decisões de novos investimentos.

O valor central da nova era

Certo! Mas como tudo isso pode ser positivo para o seu negócio? Bem, vamos começar aprofundando um pouco alguns dos conceitos mencionados acima. Comecemos pelo denominador comum das pequenas e médias empresas: pessoas! Sim, o principal diferencial nos negócios da nova era são pessoas.

Grandes corporações são ótimas em treinar e educar pessoas para que atuem conforme a visão, os valores e a missão do empregador, mas se sua empresa já está estabelecida no mercado, de alguma forma sua equipe já tem nas veias o DNA do seu negócio e isso se torna extremamente valioso quando as relações se tornam mais personalizadas e menos operacionais.

Agregadores de valor

Possivelmente, inúmeras oportunidades de novos negócios surgirão daqui para frente baseadas nos novos agregadores de valor tanto para produtos, quanto para serviços. Grande parte destas oportunidades, derivadas de pequenas lacunas sempre existentes e historicamente desvalorizadas na era mecanicista que estamos deixando para trás.

Busque enxergar quais valores sua empresa tradicionalmente entregou aos clientes. Provavelmente, você perceberá um valor bastante humano escondido aí. E é justamente este valor que você deve cultivar, promover e ampliar para sustentar o seu negócio. Muito provavelmente também, isso exigirá uma revisão do modelo de negócios atual e sua adequação para esta nova realidade.

No momento desta revisão, é fundamental entender o que está acontecendo no seu nicho de atuação, tanto localmente, quanto de maneira abrangente, e vislumbrar as novas oportunidades que estão surgindo.

O que é economia circular?

Volto ao ponto da economia circular. Este modelo de negócio já vinha crescendo e chamando cada vez mais atenção. Ele propõe que os resíduos de uma indústria sirvam como matéria-prima reciclada de outra indústria ou para a própria. Não só isso, mas também o desenvolvimento de produtos ou processos que proporcionem o reaproveitamento desta matéria-prima no ciclo produtivo.

Para que este modelo funcione, são necessários agentes locais que atuam em micro processos do ciclo como um todo. Busque aí novas oportunidades conectadas com o seu negócio atual e, sobretudo, com aqueles valores que você identificou nos parágrafos anteriores.

Janelas para o jardim e para o mundo

O Brasil enfrentará tempos de infinitas oportunidades devido, justamente, a necessidade de enfrentamento da maior crise econômica mundial desde a origem da humanidade. Quem souber abrir a janela para vislumbrar este novo horizonte, entender estes novos paradigmas e trabalhar neste novo modelo econômico, prosperará com velocidade. E mais! Esta janela talvez tenha vista para o mundo!

E você? Está pronto para abrir a janela para o seu negócio?

Saúde é nosso negócio

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você