[ editar artigo]

Tendências e Transformação Digital

Tendências e Transformação Digital

A Transformação Digital e tendências são assuntos de extrema relevância e muito comentados no ano de 2020, um estudo da IDG revela que 89% das organizações planejam adotar um modelo estratégico com foco no digital ao longo dos próximos anos, no entanto, apenas 44% já começaram a implementar a prática. E para as empresas do segmento de Saúde e Bem Estar não é diferente.

Com a aplicação da transformação digital nas empresas é possível melhorar vários processos do setor,  aprimorando a realização de diagnósticos mais precisos, com o aumento da eficácia das análises, por exemplo.

As tecnologias oferecem condições para a otimização de processos e para o aumento da produtividade na instituição. Também não podemos deixar de citar que a tecnologia traz uma série de melhorias para o atendimento na área da saúde, pois com elas os profissionais não precisa investir tanto tempo nos processos burocráticos, e ficam com tempo disponível para realizar atendimentos mais humanizados para seus pacientes.

A transformação Digital a principio pode exigir um investimento inicial, mas ela resulta reduções de custos a longo prazo e para isso separamos algumas tendências na transformação digital para que você possa analisar.

Big Data

O Big Data se refere à geração de um grande volume de dados por diversas fontes e ao uso dessas informações de forma estratégica para a organização. No contexto da saúde, as principais fontes de informação são arquivos internos, prontuários eletrônicos, redes sociais, sistemas internos, exames e laudos online e arquivos digitais fornecidos pelas instituições que realizam atendimento. Esses dados são analisados e processados com o objetivo de desenvolver propostas e ações para a promoção de serviços de melhor qualidade.

Chatbots 

Atendimento de clientes de ponta a ponta realizado por robôs, que serão programados para serem intuitivos, é uma das grandes apostas em call center. Por meio da leitura da voz do cliente, os robôs saberão distinguir se estão bravos, chateados ou satisfeitos e seguir uma abordagem diferente em cada atendimento. Essa tecnologia pode reduzir tempo no atendimento inicial dando assim para o atendimento final ao paciente sendo mais efetivo.

Pesquisas em sites realizadas por visual e voz

De acordo com o Gartner, empresas que estão preparando seus sites para esta possibilidade de busca, terão incremento de 30% em visitação e conversão. Você com certeza já deve ter ouvido falar da  Siri, Cortana, Alexa e outros assistentes virtuais para pesquisa por voz que estão bombando no mercado.

Criptomoedas 

Há cada dia esta forma de pagamento ganha mais força, adeptos e confiança do mercado. É uma possibilidade que está amadurecendo no setor financeiro online e que terá crescimento nos próximos anos, sendo esse tipo de pagamento podendo ser aproveitado pelo setor da saúde.

Tecnologia em Nuvem

 O armazenamento em nuvem proporciona um sistema robusto para guardar e compartilhar informação. Os dados podem ser acessados com mais facilidade, contando com um esquema de segurança bem estruturado para a proteção dos arquivos.

A Experiência do Consumidor

De todas as tendências apresentadas não podemos esquecer de uma muito importante que é a valorização da experiencia do cliente, independentemente do perfil do negócio, nunca antes o comportamento do cliente foi tão analisado. As empresas estão cada vez mais atentas à experiência do consumidor, avaliando suas preferências, o que influencia sua tomada de decisão. É necessário conhecer o cliente, seja externo ou interno, a fim de se antecipar a suas decisões, esse quesito pode fazer a diferença no sucesso independente do setor.

Espero ter contribuído e lhe entregue informações de valor, que você empresário do Segmento de Saúde e Bem-estar possa utilizar algumas destas ferramentas. 

Nos vemos em breve! 

Marco Muniz - SEBRAE/PR - Londrina 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Saúde é nosso negócio

Comunidade Sebrae
Marco Muniz
Marco Muniz Seguir

Economista formado pela Universidade Estadual de Londrina e Pós Graduando em Negócios Digitais. Atualmente trabalha no SEBRAE PR no escritório de Londrina.

Ler conteúdo completo
Indicados para você