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A Era da Fragmentação dos Serviços Streaming

A Era da Fragmentação dos Serviços Streaming

O mundo digital mudou os hábitos dos consumidores. Hoje, ver um filme que acabou de ser lançado ou ouvir um novo álbum da sua banda favorita são coisas que se pode fazer em casa. E essas atividades são possíveis porque estamos na era da fragmentação dos serviços streaming.

Mas, o que é o serviço streaming?

O serviço streaming é a transferência de dados via internet com a intenção de enviar informações multimídia de servidores para os consumidores. Por exemplo, o usuário não precisa esperar a transferência total do arquivo para poder ouvir o álbum completo de uma banda. Essa transferência é feita durante o processo, pois enquanto o arquivo está sendo executado, o player continua a coletar os pacotes de reserva. Isso quer dizer que o conteúdo será ouvido de forma contínua, mesmo que aconteçam pequenos atrasos na obtenção dos pacotes. Não é necessário fazer download deste conteúdo multimídia.

Live streaming

O live streaming é a transmissão de vídeo em tempo real por meio da internet. É possível transmitir eventos, aulas, videoconferências etc. Tal prática é adotada por empresas que precisam fornecer treinamento corporativo para os colaboradores que estejam longe, por exemplo. Emissoras de rádio e TV também utilizam live streaming para interação digital com seus espectadores.

Existe alguma diferença entre streaming e live streaming?

No serviço de streaming, o acesso é imediato e sem interrupções, ou seja, o vídeo/áudio é carregado ao mesmo tempo que o usuário assiste ou ouve. Já no live streaming, os dados são carregados somente ao vivo (como o nome sugere), ou seja, a transmissão é cessada quando a conexão é interrompida.

Vantagens dos serviços streaming

O streaming de áudio e vídeo permite agilidade no consumo, pois o download completo podia ser demorado. Além disso, arquivos podem ser corrompidos por vírus, o que além de impedir seu consumo pode infectar a máquina do usuário. Outra vantagem trazida por esse serviço foi a liberdade de escolha. Hoje, você pode assistir ou ouvir praticamente o que quiser na hora que quiser.

Vantagens do live streaming

Quando falamos em live streaming, a melhora da interação digital entre empresas e consumidores é um dos principais pontos positivos. Os eventos online fazem parte da nova tendência de consumo.

Os serviços de live streaming também podem trazer mais credibilidade às empresas: com as transmissões ao vivo, o conteúdo não pode ser editado; dessa forma, a empresa demonstra mais transparência perante o público.

Outro benefício de uma transmissão ao vivo é o possível aumento nas taxas de conversão, de duas maneiras. A primeira é que o live streaming proporciona mais comodidade aos consumidores, tornando a interação mais positiva. A segunda é que, como as pessoas não precisam se locomover ao local de transmissão do evento, o conteúdo pode ser transmitido a um público maior.

O live streaming pode ainda reduzir custos à empresa: como não há necessidade de um espaço físico grande, apenas uma infraestrutura simples, custos com aluguel, mão-de-obra, buffet etc. são eliminados.

Além das empresas

Podemos dizer que o serviço de streaming gerou novas profissões, as chamadas “profissões online”. Por meio do streaming de vídeo, surgiram os influenciadores digitais, Youtubers, vloggers, que monetizam suas produções, por exemplo. E com o streaming de áudio, surgiram os comunicadores de web rádios e os podcasters.

Onde as transmissões podem ser feitas?

Muitas redes sociais permitem que os usuários façam transmissões ao vivo. Mas para atingir o público-alvo, é preciso analisar qual é a mais apropriada. Dentre as principais estão o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e o Twitter.

Por exemplo, para aumentar o alcance da sua marca, atrair e fidelizar novos seguidores, streaming no Youtube e Facebook são ótimas escolhas, pois possuem um grande público. Agora, se a sua empresa tem o público mais jovem e que gosta de informações mais rápidas, o Twitter é um bom investimento. O Instagram, que é focado no conteúdo audiovisual, é ideal para lives. Essa rede social passou a aproximar ainda mais as empresas e seus consumidores.

Como vimos, a era da fragmentação dos serviços streaming trouxe várias vantagens tanto para as empresas como para o consumidor final: essa forma de transmissão pode aumentar a interação digital entre empresas e consumidores, aumentar as taxas de conversão, a credibilidade e a divulgação da empresa, além de reduzir custos; para o consumidor, os serviços de streaming trouxeram o imediatismo e a liberdade de escolha.

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