[ editar artigo]

Gigantes da tecnologia na luta pela conservação ambiental

Gigantes da tecnologia na luta pela conservação ambiental

Estamos vivendo um momento delicado com a questão ambiental atualmente. As empresas que buscam destaque no mercado, devem estar atentas à questão. Mas antes de entrarmos no assunto, é preciso entender a diferença entre preservação e conservação ambiental. A preservação ambiental é a proteção do meio ambiente sem a intervenção humana, ou seja, não é considerado o valor econômico. Já na conservação ambiental, o uso da natureza é de forma racional e sustentável.

Bem, agora que diferenciamos os dois termos, vamos falar um pouquinho sobre como os gigantes da tecnologia estão se tornando fortes aliadas da conservação ambiental. Como sabemos, os gigantes da tecnologia são as maiores responsáveis pela inovação científica e técnica. Essas empresas são essenciais para reduzir os impactos causados pelo aquecimento global e para a superação do esgotamento dos recursos naturais.

A responsabilidade socioambiental está incluída na política de diversos gigantes da tecnologia. Vários processos realizados por essas empresas proporcionam maior eficiência nos processos, que garantem a sustentabilidade, a economia de água e energia, modernização das estruturas, tratamento de resíduos, entre outros.

Maneiras de conservar os recursos naturais

Quando falamos em conservação dos recursos naturais, vemos que algumas empresas têm participação ativa. Muitas delas promovem atividades que incentivam a população a fazer o mesmo. E o que pode ser feito?

Primeiro, é importante que toda a sociedade tenha responsabilidade socioambiental. É função dos governantes decretar leis que proíbam a degradação ambiental, mas a sociedade também pode evitar práticas nocivas ao meio ambiente. 

Pensar sustentável

É importante que as empresas procurem formas de eliminar resíduos e reduzam o uso de energias não-renováveis, além de utilizar as fontes de matérias-primas de forma sustentável.

A utilização de energia limpa é outra forma de conservar os recursos naturais. As empresas podem economizar mais quando instituem a política verde, além de aumentar a consciência ambiental, elas servem como exemplo a seus clientes.

Ao utilizarem produtos reciclados, as empresas reduzem custos e o impacto ambiental. Muitas empresas que se destacam nas questões sustentáveis, encorajam os clientes a reduzir resíduos.

Empresas sustentáveis

Muitas empresas são tidas como exemplo quando o assunto é sustentabilidade. Muitas delas adotaram a “Green IT”, que é a utilização da tecnologia no intuito de conservar o meio ambiente. Essa tecnologia tem o objetivo conservar a natureza e minimizar os impactos negativos provocados pela ação humana. Tal prática é comum em muitas indústrias. As indústrias verdes possuem políticas ambientais fortes a fim de minimizar os impactos negativos causados por suas atividades. Essas indústrias se preocupam com toda a cadeia produtiva, desde a captação da água da chuva até a conscientização dos funcionários para incentivar boas práticas ambientais. Dessa forma, as indústrias verdes possuem tanto a fabricação quanto o descarte sustentável.

Cases

Philips

Em 1995, a Philips criou o Comitê de Gerenciamento Ambiental, incentivando a reciclagem no país. Com o EcoTeam, foram reciclados cartuchos, papel, baterias e copos plásticos. Além da reciclagem, o projeto incentiva o trabalho social.

LG

A LG faz o recolhimento de aparelhos eletrônicos na casa dos clientes. Depois, levam os aparelhos diretamente para a reciclagem. Na área de reciclagem, os materiais são separados por categorias, triturados até formarem matéria-prima, que será reutilizada na produção de novos aparelhos.

Unilever

Ano passado, a Unilever Brasil apresentou em seu Plano de Sustentabilidade (USLP), os resultados alcançados até o ano de 2017. Entre os anos de 2008 a 2017, a Unilever reduziu em 98% os resíduos enviados para aterros sanitários. A empresa também exige que seus parceiros tenham uma política de gestão resíduos.

A responsabilidade socioambiental já faz parte da política de diversas empresas que são consideradas as gigantes da tecnologia. É imprescindível que as empresas que ainda utilizam energias não-renováveis insiram o uso da tecnologia verde em seu cotidiano. A sociedade como um todo deve repensar seus hábitos e atividades para que os danos ao meio ambiente sejam reduzidos. Pensar sustentável é a chave para a conservação ambiental!



 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você